Atividades educativas marcam o Dia da Pessoa Estomizada
Em alusão ao Dia Nacional da Pessoa Estomizada, comemorado em 16 de novembro, a Policlínica Codajás terá programação extensa a partir desta segunda-feira (7). A unidade é referência em atendimento especializado a pessoas com deficiência. Durante cinco dias, pacientes estomizados e colaboradores participarão de atividades educativas e culturais, no período das 8h às 15h, no hall e no auditório da instituição.
Nesta segunda, a programação inclui ainda a concessão de aproximadamente 2.500 equipamentos para usuários já inscritos no Programa de Atenção Integral ao Deficiente (Paid). De janeiro a outubro deste ano, já foram entregues 40.153 itens para tratamento de estomias intestinal e urinária, para um público formado por quase 500 pessoas, entre elas 320 pacientes temporários (que utilizarão os equipamentos provisoriamente) e 178 usuários definitivos.
De acordo com o diretor da Policlínica Codajás, Fábio Manabu Shimizu, a Semana do Estomizado tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as necessidades das pessoas portadoras de estomias intestinal e urinária. “Nesta programação vamos enfatizar os cuidados e a importância do atendimento especializado”, disse.
Durante o evento, uma das preocupações da organização é fazer com que as informações sobre estomia, causas, cuidados e atendimento multiprofissional cheguem ao maior número de pessoas possível. “A avaliação e acompanhamento dos estomaterapeutas (enfermeiros habilitados a lidar com estomas) é crucial no tratamento, pois são profissionais que atuam como cuidadores da condição do estomizado”, afirmou a coordenadora do Paid, enfermeira estomaterapeuta Josenira Almeida.
Estomias intestinal e urinária – A estomia é a abertura de um órgão, por meio de ato cirúrgico, formando uma boca que passa a ter contato com o meio externo para eliminação de dejetos, secreções, fezes e/ou urina. No caso da estomia intestinal e urinária, tipos atendidos pelo Paid, a construção de um novo trajeto, também por meio de intervenção cirúrgica, ocorre na parede abdominal, para facilitar a eliminação de fezes e urina quando não é mais possível eliminá-las pelas vias naturais.
“A necessidade da cirurgia pode surgir em decorrência de patologias do sistema gastrointestinal, doenças inflamatórias, traumatismos colorretais, anomalias congênitas, tumores e até perfurações acidentais no abdômen e na bexiga”, explica Josenira, salientando que, além da mudança física, há, em muitos casos, dificuldades de aceitação do problema por parte do usuário.
Para adaptar-se à nova realidade, de acordo com a enfermeira, o usuário estomizado deve estar ciente de alguns cuidados, tanto com o equipamento que utilizará quanto com o estoma e a saúde em si. “Os pacientes aprendem que as bolsas coletoras e pastas para a fixação do produto na pele devem ser armazenadas em temperatura ambiente, para que o excesso de calor ou de frio não altere a composição do material”, explicou.
Se o estoma não for bem cuidado, poderá gerar complicações sérias à saúde do estomizado. “As dermatites, irritações na pele ao redor do estoma, ocorrem muitas vezes por alergia ao equipamento ou pelo contato das fezes com a pele, geralmente por má colocação da bolsa coletora. Daí nasce a necessidade do usuário com estomia atentar mais ainda para a saúde”, orienta Josenira.
Exposição – Mais detalhes sobre o assunto poderão ser obtidos durante a exposição de equipamentos para estomias, que ocorrerá a partir das 8h no hall da unidade de saúde. No local, profissionais do Paid disponibilizarão informações sobre as rotinas do Programa e orientações sobre os cuidados para manutenção da qualidade de vida.
A equipe dividirá espaço com a exposição artesanal, contendo produtos confeccionados por usuários estomizados atendidos pelo Programa. No mix de itens estão incluídos também calçados, bombons, bijuterias e até artigos natalinos. A mostra fica no hall todos os dias, pela parte da manhã.
A abertura oficial do evento ocorre às 14h, desta segunda-feira (7), no auditório da unidade de saúde, com a presença do Presidente da Associação dos Ostomizados do Amazonas (Assoam), Mauro Coelho. O cantor e compositor Alessandro Almeida fará apresentação musical em homenagem aos usuários.
SAIBA MAIS
Instituição da data – O Dia Nacional dos Estomizados, celebrado no dia 16 de novembro, foi criado por intermédio da Lei nº 11.506, de 19 de julho de 2007, aprovada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Política de Assistência ao paciente integra a Portaria MS/SAS nº 400, de 16/11/09, e abrange a importância da estomaterapia, dos equipamentos de estomia e das Associações como mediadores de uma melhor qualidade de vida.
A legislação resguarda o cidadão estomizado quanto aos seus direitos sobre os equipamentos, orientações e atenção da equipe multidisciplinar, de acordo com informações da Associação Brasileira de Ostomizados (Abraso).
———————————-
Ascom Policlínica Codajás
Anderson Vasconcelos
Jornalista MTE-AM 459
(92) 9903-8877 / 9348-5153