Avanços do SUS são destaque na abertura da 6ª Conferência

Os avanços do Sistema Único de Saúde (SUS), criado há 21 anos com a meta de garantir serviços gratuitos a toda a população, e os desafios para a melhorar a gestão e o financiamento foram os pontos destacados pelo secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, durante a abertura da 6ª Conferência Estadual de Saúde do Amazonas, nesta terça-feira (18), no Centro de Convenções Manaus Plaza Shopping.

O secretário se dirigiu a uma plateia formada por mais de 500 delegados dos 62 municípios do Estado, fazendo uma retrospectiva da saúde no Brasil e no Amazonas. “Todos têm acesso a vacinas e somos referência mundial neste programa. Ao mesmo tempo, somos o país que mais realiza transplantes pelo serviço público, 90% do total”. O secretário destacou a universalidade do Sistema. “Algumas pessoas pensam que não usam o SUS, mas quando pergunto onde vacinam seus filhos e se comem em restaurantes e lanchonetes, se dão conta de que o SUS é quem garante a vacinação e faz a vigilância sanitária dos alimentos vendidos”.

A abertura da Conferência contou com a participação do vice-governador José Melo, que fez um discurso bem-humorado e também retrospectivo sobre a saúde. Ele apontou, mais uma vez, para os investimentos do Governo do Amazonas no setor, pedindo maior contra-partida do Governo Federal e tratamento igualitário. “Investimos em média 23% de recursos próprios em saúde, o maior investimento do país, e recebemos proporcionalmente menos recursos federais que outros estados”. Ainda assim Melo elogiou o ministro da Saúde Alexandre Padilha, conhecedor das peculiaridades da região, e que tem contribuído para o avanço de programas específicos na região, como o controle de endemias e a prevenção ao câncer.

O evento contou ainda com a presença do arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, Presidente de Honra da Conferência, e do coordenador do Sistema Nacional de Transplantes, Heder Murari, que, representando o ministro Alexandre Padilha, fez a Conferência Magna.

Heder Murari também destacou avanços do SUS no país, mostrando que 145 milhões de pessoas dependem exclusivamente do sistema público de saúde e que, mesmo os que têm planos de saúde privados usam o SUS para o atendimento de emergência e para procedimentos como hemodiálise e transplantes, muito pouco cobertos por estes planos.

Melhorias – Organizada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), a 6ª Conferência Estadual de Saúde tem como meta promover a discussão de temas relacionados ao acesso e ao acolhimento dos usuários com qualidade, considerados desafios atuais do SUS no país. As propostas de melhoria do Sistema, aprovadas pelos delegados amazonenses, serão apresentadas durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde, agendada para o período de 30 de novembro a 4 de dezembro, em Brasília.

As propostas que serão levadas ao fórum nacional serão votadas nesta sexta-feira, após dois dias debates e discussões e da apresentação de painéis sobre os temas Gestão do SUS, Política de Saúde na Seguridade Social, e Participação da Comunidade e Controle Social.

Na sexta-feira também serão eleitos os delegados que irão representar o Amazonas. A escolha dos delegados obedecerá ao mesmo percentual de participação definido para a composição dos Conselhos de Saúde. Metade dos representantes será formada por usuários, 25% por gestores ou prestadores de serviço, e outros 25% por trabalhadores do SUS.

Fórum Democrático – As Conferências são realizadas a cada quatro anos com o objetivo de fortalecer a participação e o controle social, e promover o incremento da gestão e da assistência na saúde pública em todos os níveis.

“A Conferência é um dos mais importantes fóruns de debate das políticas públicas de saúde”, assegura o secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim. De acordo com o secretário, o encontro é um dos mais democráticos modelos de discussão e garante, de fato, a proposição de diretrizes que visam a melhoria sistemática do SUS, a partir da visão das pessoas que usam, coordenam e executam o Sistema.

Este é o ano em que o SUS completa 21 anos de existência. “Portanto é um sistema novo e em que pese ser o mais amplo sistema público de saúde do mundo, ainda está em evolução e aberto para incorporar mudanças”, avalia Alecrim.

A secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde, Rita Cristiane Almeida, destaca que esta é a primeira vez que as conferências municipais foram realizadas em 100% dos municípios. “É um marco histórico”, comemora.

Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327