Banco de Leite garante alimento a prematuros
Em três anos de funcionamento o Banco de Leite do Amazonas já prestou assistência a 6.800 recém-nascidos, com a distribuição de 4,4 mil litros de leite coletado de mães voluntárias. Os resultados foram comemorados pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) no Dia Nacional de Doação de Leite Humano, 1º de outubro.
O banco, inaugurado em outubro de 2004, funciona na Maternidade Ana Braga, na zona Leste de Manaus. É responsável pela captação, processamento e distribuição de leite materno para crianças que não podem ser alimentadas diretamente pela mãe. São atendidos pela unidade principalmente os bebês prematuros, internados nas maternidades e hospitais da rede pública de saúde.
A responsável técnica pelo banco, nutricionista Tânia Batista explica que para manter os estoques e garantir o aleitamento aos bebês que precisam os profissionais trabalham na sensibilização de doadoras e no esclarecimento da população. “Qualquer mãe que esteja amamentando e que possua leite excedente é doadora em potencial”.
Os principais consumidores do leite processado no banco são crianças prematuras, que precisam ficar nas incubadoras ou Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Elas recebem o alimento através de sondas, nas quantidades ideais para sua nutrição. “Assim nós estamos garantido que essa criança receba a dose certa de nutrientes, vitaminas e tudo que ela precisa para crescer saudável”, explica Tânia.
A produção média do banco é de 100 litros por mês. O leite doado passa por rigorosos testes de qualidade e é pasteurizado (processo especial de aquecimento e resfriamento que elimina impurezas) antes de ser liberado para os bebês.
A unidade possui instalações e equipamentos considerados de alto padrão de qualidade e uma equipe de profissionais treinados em centros de excelência no processamento de leite humano para consumo. O Banco de Leite do Amazonas é, de acordo com o Ministério da Saúde, o Centro de Referência Estadual pelo Programa de Qualidade da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.
Incentivo – Os profissionais do Banco de Leite também promovem ações educativas de promoção do aleitamento materno em maternidades, unidades de saúde, empresas e escolas. Por meio de palestras e distribuição de material explicativo são repassadas informações sobre os benefícios do leite materno tanto para os bebês quanto para as mães. O banco também desenvolve um programa de auxilio às mães com dificuldade de amamentar.
Mais informações sobre a doação e o aleitamento materno pelo telefone 3249-6824, ou, ainda, no Banco de Leite que funciona na Maternidade Ana Braga, no bairro São José, zona Leste de Manaus.
_________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
(92) 3643-6327