Banco de Sangue: Farmacêutico-bioquímico é destaque em evento nos EUA

O pesquisador da Fundação HEMOAM, farmacêutico-bioquímico Dr. Sérgio Albuquerque, é um dos poucos brasileiros a participar do Encontro Anual da Associação Norte Americana de Bancos de Sangue, realizado em Nova Orleans, nos EUA, até esta terça-feira, dia 27 de outubro. Ele está apresentando a pesquisa “Estudos das Associações entre os Sistemas ABO, Duffy, Antígeno RhD e Malária vivax em habitantes do Estado do Amazonas – Brasil”. Além do amazonense, só há brasileiros de São Paulo e de Campinas.

O trabalho do Dr. Sérgio Albuquerque tem por objetivo principal pesquisar possíveis adaptações naturais que podem estar levando ao desenvolvimento de mecanismos parciais de defesa contra a Malária vivax, diferentes dos já descritos em africanos, assim como adaptações que poderiam estar modificando a suscetibilidade de pacientes à este tipo de malária.

A seleção dos trabalhos a serem expostos é feita por grupos internacionais de expertisers em cada área. O Encontro reúne os maiores especialistas do mundo, que expõem suas pesquisas e realizam conferências sobre novas tecnologias e novos entendimentos da transfusão sanguínea em todos os aspectos. Participam do Encontro cerca de 10 mil inscritos.

Comunicação/HEMOAM

https://www.hemoam.org.br

twitter.com/HEMOAM