Bloco da prevenção sai neste sábado
O tradicional Bloco da Prevenção, organizado pela Área Técnica de DST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) será realizado neste sábado, 21, às 18h, na área em frente ao Estádio Vivaldo Lima. Durante a folia, técnicos da área de saúde estarão abordando os foliões e entregando material informativo sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e ao HIV e distribuindo o preservativo masculino.
O Bloco é realizado pela Susam, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e entidades da sociedade civil organizada. A ação conta ainda com a parceria de empresas da área privada. Segundo a coordenação do evento duas mil pessoas estarão participando do bloco, que será animado por um trio elétrico. Os participantes do bloco usarão um abadá, confeccionado especialmente para a folia.
A realização do Bloco da Prevenção faz parte da campanha de prevenção desenvolvida pela Susam e executada desde o início do mês de fevereiro em Manaus. As ações incluíram visitas aos ensaios das escolas de samba e aos barracões e abordagem da população nos blocos e bandas realizados no período carnavalesco, com a distribuição de material informativo e do preservativo masculino.
Com o slogan “Sexo não tem idade. Proteção também não”, a campanha de prevenção também incluiu peças publicitárias informativas que estão sendo veiculadas nas emissoras de rádio e televisão locais desde o início deste mês.
Situação – O primeiro caso de Aids no Amazonas foi registrado em 1986, e até o mês de janeiro desde ano o total de casos registrado em todo o estado é de 4.353. Manaus concentra 3.858 casos, o que representa 88% do total de casos do estado. Dos 62 municípios do interior 47 já registraram pelo menos um caso da doença e os que apresentam as maiores incidências são Parintins, com 122 casos, Tabatinga com 52, Itacoatiara, 43 casos e Manacapuru e Tefé com 35 casos, cada um.
A faixa etária com maior incidência da doença é a de 20 a 29 anos, com um total de 1.636 casos, sendo 1.074 homens e 562 mulheres. Especialistas apontam a tendência de feminização e interiorização da doença a partir dos anos 90 e também o aumento da incidência em pessoas com mais de 50 anos. No ano de 2007, a relação foi de uma mulher para dois homens infectados. Na faixa etária de 50 a 59 anos em todo o estado foram notificados 128 casos entre os anos de 2000 e 2008, contra os 29 casos notificados nos 12 anos anteriores.
Dados do Ministério da Saúde mostram que a região Norte é a que concentra o menor percentual de notificações de casos de HIV/Aids, com 3,6% do total registrado no Brasil, ou aproximadamente 18 mil pessoas atingidas pelo vírus desde a década de 80. Apesar disso é a região brasileira onde houve maior aumento da taxa de incidência a partir do ano 2000, segundo o novo Boletim Epidemiológico Aids/DST, que reúne informações de todo o país.
Segundo o secretário estadual de saúde, Agnaldo Costa, a campanha tem como foco principal a educação sexual da população e a conscientização de que todas as relações sexuais devem ser protegidas. “A forma mais eficaz de prevenção ao HIV, às DST e à gravidez indesejada ainda é o preservativo”, informa.
____________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br