CAIC Josephina de Mello promove semana de atividades para mães trabalhadoras que amamentam

Atividade tem como principal objetivo conscientizar a comunidade acerca dos benefícios do aleitamento materno

(FOTO: Divulgação/SES-AM)

O Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC+) Josephina de Mello, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), promoveu uma semana de atividades voltadas para mães trabalhadoras que amamentam. A ação aconteceu por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHUS). Durante a primeira semana de agosto, foram realizadas palestras educativas e rodas de conversa com a comunidade e servidores em geral. A decoração e os banners foram elaborados com a cor dourada para ressaltar a campanha que destaca o padrão Ouro de qualidade do leite humano.

A amamentação é um dos pilares para o desenvolvimento saudável dos bebês, proporcionando nutrientes essenciais, protegendo a criança contra diversas doenças e infecções, além de reduzir o risco de alergias e outras condições de saúde. A diretora da unidade, Marisa Paula ressalta a importância dessa atividade para as mamães que passam pela unidade hospitalar.

“Entre tantas questões que surgem, uma das mais relevantes é a amamentação, achamos importante manter essas discussões, uma vez que nosso público é infantojuvenil e a conscientização das mães foi promovida através de palestras durante toda essa primeira semana de agosto, sobre a importância da amamentação e os dilemas de mães que trabalham e amamentam bem como a importância de manter essa amamentação para saúde de seu bebê”, destaca a diretora.

A conscientização da sociedade é fundamental para garantir um ambiente favorável à amamentação e para que todas as crianças possam usufruir dos benefícios do leite materno em seu desenvolvimento saudável. A palestrante e nutróloga da unidade, Dra. Alessandra Barbosa destaca os benefícios da atividade para o paciente.

“A amamentação é de fundamental importância, não só para fortalecimento do vínculo mãe-filho, mas sobretudo na saúde integral da criança. Crianças amamentadas no peito têm maior imunidade, maior saúde intestinal e diversidade da microbiota intestinal, bem como maior desempenho escolar e facilidade no aprendizado “, destacou.

O mês de agosto é uma época dedicada à conscientização sobre a importância do aleitamento materno para bebês e mães. Com atividades educativas e palestras, busca-se apoiar as mães, abordar desafios e promover a amamentação, especialmente para aquelas que trabalham.