Caimi André Araújo realiza palestra no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez
A surdez pode ter diferentes graus, tipos, ser congênita ou adquirida e afetar pessoas de qualquer idade sob variadas formas
Nesta sexta-feira (10/11) é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, cujo propósito principal é educar e prevenir a população para os problemas advindos da surdez. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio do Centro de Atenção Integral à Melhor Idade – Caimi Dr. André Araújo, promoveu palestra para os pacientes da unidade.
A fonoaudióloga e palestrante da unidade, Auciléia Bezerra Salazar, destacou a necessidade dos cuidados e orientou os usuários presentes sobre causas e prevenção à surdez.
“Hoje salientamos que as perdas auditivas não escolhem idade, gênero ou raça. Temos uma situação de saúde pública que merece toda a atenção, os jovens que usam fones de ouvido por várias horas e com volume excessivos, estão acarretando patologias auditivas de forma muito precoce”, disse a fonoaudióloga.
A profissional enfatizou a necessidade do acompanhamento de doenças sistêmicas, como diabetes e hipertensão, uma vez que este descontrole pode causar lesões importantes de células do aparelho auditivo.
Ela explicou, ainda, que o paciente comprometido da audição deve realizar acompanhamento e a reabilitação auditiva, com uso de medicamentos para tratar, tonturas, zumbidos e outros males que a doença trás, como também o uso de aparelho auditivo, como forma de readaptar a pessoa, o que causa significativa melhora na qualidade de vida.
Surdez
A surdez é o nome dado à impossibilidade ou à dificuldade de ouvir. A audição é constituída por um sistema de canais que conduz o som até o ouvido interno, onde essas ondas são transformadas em estímulos elétricos e enviadas ao cérebro, órgão responsável pelo reconhecimento daquilo que se ouve.
Seus prejuízos são diversos e, comumente, provoca alterações na comunicação com grande impacto na saúde e na qualidade de vida, no desenvolvimento acadêmico e nas relações de trabalho.