Caimi Dr. André Araújo inicia curso de cuidador informal de idosos

A expectativa é que aproximadamente 50 participantes sejam qualificados nos cinco dias de capacitação 

(FOTO: Divulgação/SES-AM)

O Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Dr. André Araújo, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), inicia uma semana de curso de cuidador informal de idosos nesta segunda-feira (21/07)até sexta-feira (25/07). O curso conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), coordenado pelo Distrito de Saúde – Norte (DISA-Norte). 

O curso terá duração de cinco dias e terá aproximadamente 50 participantes. As palestras serão ministradas por profissionais de diferentes áreas, com o objetivo de capacitar os cuidadores a aplicarem os conhecimentos adquiridos. Espera-se que eles contribuam para que os idosos tenham um envelhecimento saudável e mantenham sua autonomia. 

O objetivo do curso é qualificar os cuidados que familiares ou cuidadores oferecem aos idosos, em especial aos que têm doenças crônico-degenerativas, como os que estão acamados ou que apresentam dificuldade de locomoção. A enfermeira e responsável técnica pela Saúde da Pessoa Idosa, Maria Costa, destaca que a ação é uma forma de garantir apoio e cuidado necessário nessa fase da vida. 

“A cada ano, o Ministério da Saúde determina que a Semsa ofereça o curso de cuidador informal do idoso em todos os distritos de saúde. Este ano, em parceria com o Caimi Dr. André Araújo, o DISA-Norte está realizando essa capacitação para formar cuidadores informais, sejam eles familiares ou não, e assim garantir uma assistência adequada nessa fase da vida” destaca.  

Um curso de cuidador de idoso prepara os participantes para lidar com os desafios e necessidades específicas dessa fase da vida, proporcionando conhecimentos e habilidades para oferecer uma assistência adequada, garantindo o bem-estar e a segurança dos idosos. 

(FOTO: Divulgação/SES-AM)

“É com imensa satisfação que dividimos nossas experiências profissionais para contribuir com esse processo, pois é nessa troca que proporcionamos o fortalecimento na caminhada de garantia de cuidados com qualidade e segurança”, pontuou a palestrante e assistente social, Ellen Fernandes. 

Vale destacar que a capacitação também é importante para qualquer pessoa que tenha um idoso em casa, seja um avô ou um pai de idade avançada, pois o curso oferece conhecimentos e técnicas para cuidar adequadamente do idoso, garantindo sua segurança, conforto e bem-estar.