Caimis preparados para o sábado

Neste sábado, dia 30 de abril, é o Dia Nacional de Mobilização para Vacinação do Idoso contra a Gripe. Os postos de imunização estarão funcionando em todo o Estado das 8h às 17 horas, para vacinar as pessoas com 60 anos ou mais contra o influenza (vírus da gripe). Na capital, a Secretaria de Saúde do Governo do Amazonas (Susam), também estará disponibilizando vacinas nos três Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimi´s), onde serão oferecidas doses para gripe e, ainda, contra o tétano e febre amarela. Com o slogan “Ter saúde é o que importa. Vacine-se contra a Gripe”, a campanha começou no último dia 25 e vai até o dia 6 de maio.

No Amazonas, de acordo com a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Izabel Nascimento, a meta é imunizar 157.152 com 60 anos ou mais. Em Manaus, devem ser vacinados 76.898 idosos. A cobertura vacinal mínima é de 70%. Em 2004, a vacinação contra a gripe atingiu 88,5% da população de 150.756 idosos. A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso acontece até o dia 6 de maio.

O secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, explica que a vacina tem o objetivo de evitar o adoecimento por gripe, reduzindo assim as internações e mortes por pneumonias e outras doenças decorrentes, entre os idosos. Alecrim explica que desde o início das campanhas de vacinação contra a gripe para os idosos, em 1999, houve redução de 50% o número de mortes por todas as causas (doenças cardíacas, cérebro vascular) e de 29% dos casos de pneumonia ou gripe nos que têm entre 60 anos ou mais. “Por isso, neste dia D, de vacinação, a população em geral deve estar atenta, levar o seu idoso, ao posto de vacinação mais próximo de casa, incentivar os familiares e vizinhos para proteger essa faixa etária da população. É uma ação de cidadania e todos devem participar”.

Izabel Nascimento explica que além da vacina contra o vírus influenza, causador da gripe, os idosos também deverão atualizar o cartão de vacinação nas doses contra tétano, difteria e febre amarela. “Para os que estiverem em instituições de longa permanência, como hospitais, asilos, casas de repouso e similares durante a campanha, também deverão ser ministradas doses contra infecções pneumocócicas”.

Todos os idosos devem tomar a vacina contra a gripe. Quem já tomou a vacina deve se imunizar novamente. A composição da vacina é atualizada de acordo com as recomendações da OMS, baseadas em estudos epidemiológicos em vários centros do mundo. A cada ano, é preparada uma nova vacina a partir de três principais cepas (subtipos) dos vírus que circularam no Brasil no ano anterior.

Além de Manaus, que estará com 629 postos em funcionamento neste sábado, em todos os municípios as ações de imunização são executadas pelas secretarias municipais de saúde, cabendo à secretaria estadual as ações de coordenação.