Caimis serão reinaugurados nesta quinta

O governador Eduardo Braga vai inaugurar, com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, na tarde desta quinta-feira (11), as novas instalações do Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ada Rodrigues Viana. A unidade está localizada na avenida Brasil, no bairro da Compensa, e oferece assistência médica e complementar a pessoas a partir dos 60 anos.

A solenidade também marca, simbolicamente, a inauguração das novas estruturas dos dois outros Centros que compõem a rede de atenção à saúde do idoso – Caimi Paulo Lima, na Colônia Oliveira Machado e Caimi André Araújo, na Cidade Nova. Os Centros de Atenção Integral à Melhor Idade fazem parte da rede estadual de serviços voltados para os idosos, que além das unidades de saúde inclui as delegacias especializadas e os centros de convivência, construídos e mantidos pelo Governo do Estado.

Os três Caimis foram reformados e os ambientes foram preparados para oferecer as melhores condições de acolhimento e atendimento humanizado, atendendo às diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde, responsável pelo gerenciamento das unidades, e do Conselho de Desenvolvimento Humano, que realiza o acompanhamento da assistência aos usuários. Para isso, recepção, áreas comuns, consultórios e salões de atividades complementares, como fisioterapia, hidroginástica e atividades sociais receberam novas cores, grandes painéis fotográficos e melhores condições de acesso. Os investimentos em obras, equipamentos e ambientação dos três Centros foram de aproximadamente R$1,2 milhões.

Em relação ao atendimento médico, a oferta de especialidades médicas aumentou e foi padronizada. Os Caimis oferecem, a partir de agora, consultas em dez especialidades associadas às doenças mais prevalentes da terceira idade – cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, neurologia, oftalmologia e ortopedia.

Para o suporte ao diagnóstico, os Centros estão preparados para realizar exames de laboratório (análises clínicas), eletrocardiograma e raio X.

Na área complementar, passam a ser oferecidos os serviços de enfermagem, farmácia com o profissional farmacêutico em período integral para orientação aos idosos, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e hidroterapia.

O secretário estadual de saúde, Agnaldo Costa, explica que os Centros de Atenção Integral à Melhor Idade têm o objetivo de promover a saúde do idoso e evitar o agravamento das doenças daqueles que já apresentam problemas. “O acompanhamento é integral, ou seja, além do médico oferecemos assistência multidisciplinar, visando o bem-estar físico e emocional dos nossos idosos”.

Os Caimis oferecem diversas atividades de grupo, incluindo caminhada, oficina de memória, alfabetização, artesanato, dominó, atividade física recreativa, ginástica terapêutica, dança de salão, coral, educação em saúde e oficina de nutrição.

As unidades também oferecem programas especiais, voltados para a prevenção, como vacinação e educação permanente, e monitoramento de doenças como hipertensão, diabetes, câncer de útero e mama.

Em média, cada Caimi atende mensalmente, entre cinco mil e oito mil idosos.

_______________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br