Campanha atinge 67,5% da meta
No interior do Estado, por causa das longas distâncias e dificuldades de acesso às zonas rurais e indígenas, a campanha de vacinação contra a Paralisia Infantil continua até o final do mês, conforme programado pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam). Até lá, devem ser vacinadas mais de 247 mil crianças menores de cinco anos.
Segundo a Coordenação Estadual do Programa Nacional de Imunização Em Manaus, onde devem ser vacinadas 196 mil crianças, a meta ainda não foi atingida. Foram vacinadas até o momento 159 mil crianças, o que corresponde a 81,10% do total. Em todo o Estado, a campanha atingiu 67,50% da meta, de acordo com balanço da Coordenação Estadual.
Algumas área da capital superaram as expectativas. As zonas Oeste e Sul da capital atingiram mais de 100% das metas preestabelecidas pela coordenação no primeiro dia da campanha. Na zona oeste, que concentra 33,7% das crianças menores de cinco anos em Manaus, a meta foi superada em 6%. Na zona Sul, onde estão 37,2% das crianças nesta faixa etária, a superação foi de 4%.
No interior do Estado, a primeira fase da campanha segue até o dia 30 de junho. Para atingir a meta de 100% de imunização, os agentes de saúde estão fazendo visitas casa-a-casa, em todas as comunidades. No primeiro dia, 11 de junho, três municípios atingiram mais de 100% da meta: Juruá, Novo Airão e Tapauá.