Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite

A campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite) deve atingir 366.360 crianças de 0 a 4 anos no Amazonas. A 1ª etapa acontece neste sábado (20), quando os postos de vacinação estarão funcionando das 8h às 17 horas nos 62 municípios do Estado. Todas as crianças devem tomar as duas gotinhas da vacina Sabin, que protege contra o poliovírus selvagem, causador da paralisia. A campanha acontece em todo o país e este ano tem como slogan “Não dá pra vacilar tem que vacinar”. Além das unidades básicas de saúde, pontos estratégicos como supermercados, escolas, igrejas e sedes comunitárias irão oferecer a vacina.

A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização, enfermeira Izabel Nascimento, diz que todas as crianças devem ser levadas aos postos, mesmo que estejam com o cartão de vacinação completo. A vacina só deve ser evitada, segundo ela, em casos muito específicos, como os de crianças com hipersensibilidade conhecida a algum dos seus componentes como a estreptomicina ou a eritromicina. Também não devem ser imunizadas as crianças que no passado tenham apresentado qualquer reação anormal à vacina e aquelas imunologicamente deficientes devido a tratamento com imunossupressores ou por deficiência imunológica congênita. Izabel informa que a Campanha tem como objetivo mobilizar a sociedade quanto a importância de continuar vacinando os menores de cincos anos.

As campanhas de vacinação contra a paralisia começaram há 28 anos e vêm sendo mantidas como estratégia de erradicação da doença no mundo. O vírus ainda circula na África e na Ásia, Quatro países são endêmicos para a doença: Índia, Afeganistão, Nigéria e Paquistão. A segunda etapa da vacinação vai ocorrer no dia 22 de agosto, quando a dose da vacina deve ser repetida.

Assessoria de Comunicação Susam
3643-6327
9218-0549