Campanha nacional será aberta em Manaus
O ministro da Saúde, José Saraiva Felipe, confirmou que fará a abertura oficial da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, em Manaus, no próximo dia 20. A abertura será às 8 horas em uma das unidades da rede pública, ainda não definida pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam). A campanha nacional tem como meta vacinar mais de 16 milhões de crianças menores de cinco anos em todo o país.
Saraiva Felipe vem ao Amazonas à convite do Governo do Estado para uma série de ações na área de Saúde, o que inclui a inauguração da segunda Farmácia Popular, a assinatura do credenciamento do Hospital Francisca Mendes para cirurgias cardíacas e a formalização de um convênio com o Hospital Adriano Jorge para procedimentos de alta complexidade no campo da Traumato-Ortopedia.
O slogan da campanha de vacinação contra a paralisia traz, este ano, o slogan “Vence mais uma, Brasil”. De acordo com a Susam, a meta no Amazonas é vacinar mais de 440 mil crianças, zero a cinco anos incompletos, com uma dose da gotinha (Sabin). Somente na capital, devem participar da campanha 196 mil crianças nesta faixa etária. Além dos postos de saúde e postos volantes montados pela Secretaria Municipal de Saúde, em Manaus também irão funcionar como postos de vacinação os 12 Centros de Atenção Integral à Criança (CAIC’s) e a Policlínica Codajás (antigo PAM). No interior, cada município irá adotar uma estratégia própria visando o atendimento à população das zonas urbana e rural.
A segunda etapa da campanha complementa a primeira, realizada no dia 11 de junho, com a vacinação de 375 mil crianças em todo o Estado (85% da meta estabelecida). Em Manaus foram atingidas 165 mil crianças e no interior, 210 mil. Todas as crianças menores de cinco anos devem tomar a vacina nesta segunda etapa, mesmo que tenham sido vacinadas na etapa anterior.
Para reforçar o estoque da Susam, o Ministério da Saúde enviou mais de 500 mil doses da vacina Sabin. As doses já foram repassadas aos 62 municípios.
No interior, além da vacinação contra a poliomielite para as crianças, serão vacinadas as mulheres em idade fértil (12 a 49 anos) com as doses da vacina Dupla adulto (Dt), referente à prevenção do Tétano e da Difteria. Essa vacina garante a imunização do bebê contra o tétano neonatal, conhecido como mal dos sete dias e que leva a morte.