Campanha pra doação de leite tem Primeira-Dama como madrinha

O Governo do Amazonas lançou nesta sexta-feira (12) sua nova campanha de incentivo à doação de leite. O objetivo é ampliar o número de doadoras e elevar o estoque de leite humano para distribuição aos bebês prematuros internados em hospitais e maternidades. A campanha tem o apoio da primeira-dama Nejmi Aziz, que recebeu, durante a cerimônia de lançamento, o título de Madrinha dos Bancos de Leite do Estado.

Com o tema “Tem gente que tem o peito cheio de amor pra dar”, a campanha é composta por cartazes, folhetos e banners, que serão distribuídos em unidades de saúde, empresas, escolas e associações comunitárias. Além de destacar a importância do leite materno, o material orienta as doadoras sobre a forma correta de coletar o leite a ser doado, procedimento realizado em casa pela própria doadora.

O Amazonas conta atualmente com o Banco de Leite do Amazonas, instalado na Maternidade Ana Braga e com o Banco de Leite Fesinha Anzoategui, que funciona no Instituto da Mulher. Um terceiro banco será inaugurado no próximo dia 30 na maternidade Azilda Marreiro, também pertencente à rede da Secretaria de Estado da Saúde (Susam). O anúncio foi feito pelo governador Omar Aziz. “Com isso, vamos reforçar nossas ações de atenção à saúde infantil e dar oportunidade a mais crianças de receber leite materno, ainda que não seja da própria mãe”, disse.

As duas unidades em funcionamento coletam, em média, 150 litros de leite por mês que, depois de análise e pasteurização, são distribuídos para hospitais e maternidades da rede pública e privada. Aproximadamente 600 crianças são beneficiadas todos os meses com o leite doado voluntariamente. Para isso, cerca de 280 mães fazem doações semanais regulares. Apenas no último ano, os dois bancos contaram com a adesão de 3.145 mulheres que, em fase de amamentação, decidiram doar o leite excedente.

A Primeira-Dama, Nejmi Aziz, disse que vai manter o compromisso de incentivar a amamentação e a doação de leite, utilizando todos os meios de comunicação – blog, twitter, facebook, palestras – para falar sobre o assunto. “Sou mãe e sei o que representa o aleitamento materno tanto pra mãe quanto para o bebê”.

A garantia de leite humano para recém-nascidos hospitalizados faz parte da política de assistência à saúde da criança do Governo do Estado. A alimentação natural, exclusiva até o seis meses de vida, e complementada com outros alimentos até os dois anos, é capaz de reduzir doenças na infância e na fase adulta.

Crianças amamentadas com leite materno adoecem 25 vezes menos por diarréias e 14 vezes menos por pneumonias. O leite também reduz alergias e infecções e diminui os riscos de doenças como diabetes. O resultado é mais qualidade de vida e a redução dos índices de mortalidade infantil (menores de 1 ano) e neonatal (até os 28 dias de vida).

O secretário Wilson Alecrim destacou que o Amazonas está acima da média no item aleitamento materno. Enquanto as mães amazonenses mantêm a amamentação por 11 meses, no restante do Brasil essa média é de nove meses. “Ainda assim, cerca de 20% das crianças recebem outro tipo de leite já no primeiro mês de vida. Esses índices devem ser reduzidos também com o trabalho dos Bancos de Leite que, além de fornecer leite ainda orientam e apóiam as mães para amamentação”.

Semana – O lançamento da campanha estadual de incentivo à doação de leite integra as atividades programadas pela Susam para agosto, mês em que acontece a Semana Mundial de Aleitamento Materno (1º a 5). Diversas ações estão sendo realizadas pelas unidades de saúde do Estado para esclarecer as gestantes e seus familiares sobre a importância do aleitamento.

O Governo também está incentivando a instalação de Salas de Amamentação nas empresas, com o objetivo de garantir a continuidade do aleitamento mesmo após o retorno da mãe ao trabalho. Uma oficina de sensibilização foi realizada no início do mês com diversas empresas do Distrito Industrial e a Rede Amazônica de Televisão, para que o modelo seja implantado no Amazonas. A empresa Philips do Brasil, a primeira a instalar uma Sala de Amamentação, está apoiando a Secretaria de Saúde, colocando à disposição a experiência e os resultados do projeto. Pelo pioneirismo, a Philips também será homenageada durante o lançamento da campanha.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
Andréa Arruda e Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Susam Secretaria
comunicacao@saude.am.gov.br