Campanha reforça uso da camisinha

A importância do uso da camisinha em todas as relações sexuais, para evitar a gravidez indesejada e os riscos de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis e Aids é a principal mensagem da campanha de prevenção, preparada pelo Governo do Estado para este carnaval.

As peças educativas, que incluem cartazes, folders, ventarolas, outdoor, busdoor e mobiliário urbano, foram idealizadas pela Secretaria de Estado da Saúde, visando alertar para o uso correto e contínuo do preservativo. “É preciso atenção e cuidado redobrados com a saúde neste período em que os excessos são muitos”, orienta o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim. Ele reforça que a proteção mais eficaz contra doenças sexuais ainda é o preservativo que deve, no entanto, ser usado corretamente. “Do contrário, os parceiros estão expostos aos riscos de contaminação”, alerta.

Com o slogan “Não se esqueça de mim. Use sempre camisinha”, a campanha deste ano traz orientações também quanto ao uso da camisinha feminina, ainda não distribuída pelo Sistema Único de Saúde, mas já presente no mercado. Além de ensinar como usar corretamente os dois tipos de preservativo, folders, ventarolas e cartazes reforçam que a transmissão das DSTs e Aids podem ocorrer por meio de qualquer relação sexual – homem com homem, mulher com mulher ou homem com mulher.

O material chama a atenção para o fato das doenças sexualmente transmissíveis causarem disfunções sexuais, esterilidade, aborto, nascimento de bebês prematuros com deficiências físicas ou mentais, além de causarem alguns tipos de câncer. (por exemplo o de útero, causado pelo vírus HPV).

No caso da Aids, a campanha destaca que sem o uso do preservativo, pode haver infecção por meio de relação sexual (vaginal, anal e oral) e por contato com o esperma e a secreção vaginal. Outras formas ainda podem transmitir o vírus HIV, incluindo contato com sangue contaminado, por meio de transfusões não seguras ou pelo compartilhamento de agulhas e seringas entre usuários de drogas injetáveis. As peças chamam atenção também para a transmissão vertical, que pode ocorrer de mãe para o filho durante a gravidez, o parto ou a amamentação.

O secretário informa que a campanha vai estar na rua durante as próximas duas semanas. Tanto a Coordenação Estadual de Controle de DST e Aids quanto as Ongs que atuam nesta área estarão distribuindo as peças educativas na capital e nos municípios do interior do Estado, via coordenações municipais. Mais de 200 mil preservativos serão distribuídos junto com os folhetos.

Na capital, a campanha tem a participação da Prefeitura de Manaus, que programou a ida de técnicos para o trabalho de orientação e distribuição de camisinhas nos ensaios de escolas de samba, nos blocos carnavalescos e no sambódromo. Além dos folhetos explicativos, a Semsa também está veiculando nas rádios locais, dicas de prevenção contra DST e Aids. “O trabalho segue as diretrizes do Ministério da Saúde, que orienta para o esclarecimento e o reforço dos conceitos de segurança nas relações sexuais para todos os grupos e faixas etárias”, explica Alecrim.