Campanhas anuais garantem vacinação contra a gripe
A Coordenação Estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI) esclarece que a vacina que protege contra os vírus da influenza, inclusive o A H1N1, não faz parte do calendário básico de vacinação estabelecido pelo Ministério da Saúde, para todo o país. A vacina é disponibilizada para a população através de campanhas anuais e protege contra os vírus causadores da influenza pelo período de um ano, ou seja, até a próxima campanha.
A coordenadora estadual do PNI, Izabel Nascimento, destaca que a vacina é gratuita e direcionada a grupos específicos, conforme critérios estabelecidos pelo próprio Ministério da Saúde. “Desde a chegada do vírus ao país foram realizados estudos e identificados os grupos de risco para a doença”, informa. Atualmente os grupos prioritários para a prevenção, que recebem a vacina anualmente são as crianças menores de dois anos, as gestantes, os trabalhadores da saúde, os indígenas e os idosos.
Izabel informa ainda que o Ministério Saúde é que disponibiliza a vacina para os estados, que as distribuem para os municípios para a realização das campanhas e ações de vacinação em todo o país.
A vacina é produzida seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica a composição d a ser produzida com base no material coletado no ano anterior. “Os estudos indicam os vírus circulantes no ambiente e a vacina é feita com base nesses dados para garantir sua eficiência”.
A coordenadora explica ainda que o Ministério da Saúde não disponibiliza vacinas diferenciadas para influenza comum e para H1N1. “A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é conjugada e protege contra todos os vírus circulantes, evitando que a pessoa precise tomar mais de uma vacina”.
Campanha
Este ano a campanha de imunização contra a influenza será realizada no período de 5 a 25 de maio. Neste período a vacina estará disponível em todas as unidades básicas de saúde do estado. A vacina será destinada a pessoas pertencentes aos grupos de riscos para a doença e a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é que os estados vacinem 80% da população de cada grupo.
Nossa meta é vacinar mais de 560 pessoas este ano e esse número é definido com base nos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informa Izabel Nascimento.
Durante a campanha de 2010 foram aplicadas 472.569 doses da vacina contra a influenza em todo o estado, o que representa 83% da população a ser vacinada.
__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327, 9995-1310
Andréa Arruda e Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Saude Amazonas
comunicacao@saude.am.gov.br