Capactiação prevê mais ações de humanização

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam), em parceria com o Ministério da Saúde, está capacitando profissionais que atuam em unidades básicas, serviços de pronto-atendimento, hospitais, pronto-socorros e maternidades, para implantação de ações e serviços alinhados com a Política Nacional de Humanização. A capacitação vai ocorrer por meio do Curso de Formação de Apoiadores Institucionais, aberto na manhã desta quinta-feira (12) e que será realizado até o mês de setembro, em cinco módulos.

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, disse, durante a cerimônia de abertura do curso, que humanizar o atendimento na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) é um desafio para os gestores em estados e municípios. “Não vale muito oferecer uma unidade moderna, com equipamentos de alta tecnologia se as pessoas que procuram o serviço não recebem o atendimento adequado, muitas vezes medido pela atenção, por um sorriso, por um bom dia”. Ele destacou que a humanização é uma prioridade do Governo do Estado e que o objetivo é aprimorar a forma de receber e tratar os pacientes e seus acompanhantes. “Trata-se de uma mudança conceitual para a qual exige-se pouquíssimos recursos e fundamentalmente o compromisso dos trabalhadores”.

Segundo o secretário diversas ações já vêm sendo trabalhadas nas unidades de saúde para a implantação da política de humanização, com avanços maiores na atenção materno-infantil.

Wilson Alecrim disse que o fato dos currículos universitários não contemplarem a questão da humanização da assistência exige um esforço maior da gestão do SUS na capacitação de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos e outros profissionais que lidam diariamente com os usuários. Segundo ele, o Ministério da Saúde está incentivando uma maior interlocução entre as áreas de saúde e educação em todos os níveis, para facilitar o processo de mudança de comportamento na rede pública.

Conteúdo – Até setembro deste ano, os profissionais selecionados pela Susam para o Curso de Formação de Apoiadores para a Política de Humanização, discutirão temas como o SUS e a Política de Humanização, a cogestão e o direito dos usuários; apoio e acolhimento e redes de atenção. A etapa seguinte será a apresentação de planos de ação para implantação da política na prática das unidades e multiplicação dos conceitos e diretrizes da humanização para outros servidores da saúde.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br
Andréa Arruda
Francismar Lopes