Capital e interior vacinam contra rotavírus

Cerca de 40% dos municípios do Amazonas deram início hoje (6) à aplicação da vacina contra o rotavírus em crianças menores de seis meses. Técnicos da Coordenadção Estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI) estão levando pessoalmente as doses para o interior do estado e capacitando as equipes de vacinadores para a correta aplicação e conservação da vacina. A estimativa da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) é de que até o final deste mês 100% dos municípios estejam oferecendo a nova vacina, que a partir de agora passa a compor o calendário básico de imunização em todo o país.

A coordenadora estadual do PNI, enfermeira Izabel Nascimento, explica que até o momento 24 municípios, além de Manaus, estão preparados para a imunização contra o rotavírus. “No Amazonas não temos como fazer a implantação de qualquer tipo de programa de imunização em poucos dias por causa das longas distâncias e das dificuldades de acesso”. Izabel destaca que a vacina Rotavírus Humano Vivo Atenuado é um produto novo e seu manuseio, aplicação e conservação devem ser bem orientados. “Mas, uma vez implantada, a vacina passa a ser aplicada na rotina, com a distribuição regular das doses”.

A primeira dose da vacina está sendo aplicada de forma oral e apenas em crianças que têm entre 1 mês e 15 dias e 3 meses e 7 dias. O intervalo para a segunda dose, que encerra o esquema de imunização, deve ser de no mínimo 30 dias e aplicada somente em crianças que tenham até 5 meses e 15 dias. A restrição da faixa etária deve-se à recomendação do laboratório fabricante. “Estamos seguindo expressamente a orientação técnica do produtor e as doses estão sendo calculadas a partir dos critérios de idade”, esclarece Izabel.

Para Manaus, onde se encontra cerca de 48% da população, foram liberadas cerca de 6,3 mil doses destinadas ao atendimento dos bebês nascidos entre os meses de janeiro, fevereiro e final de dezembro, que se encontram na faixa etária contemplada pelo programa. Para definir a quantidade de doses para cada município amazonense, a coordenação estadual do PNI se baseou no Sistema Nacional de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc). “Inicialmente estamos distribuindo 13, 3 mil doses para todo o estado”, informa Izabel.

Entre os municípios já contemplados com a vacina contra o rotavírus estão Presidente Figueiredo, Autazes, Itacoatiara, Codajás, Coari, Parintins, Atalaia do Norte e Tonantins, que apresentaram maior número de doenças diarréicas agudas, dentre as quais as causadas por rotavírus. Ipixuna e Guajará, que no ano passado viveram um surto de diarréia por rotavírus, recebem as equipes do PNI na próxima semana, de acordo com calendário da coordenação estadual.

A vacinação é executada pelas prefeituras municipais, por meio das suas secretarias e coordenadorias.

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde, foram registrados em todo o Amazonas mais de 94 mil casos de diarréia aguda, em 2005. Nos primeiros dois meses deste ano, foram 14,2 mil casos. O diretor técnico do órgão, Bernardino Albuquerque, explica que os números são monitorados mês a mês e que estão dentro do esperado. Do total de casos, estima-se que entre 20% e 30% tenham sido causados pelo rotavírus. O sistema de monitoramento das doenças diarréicas segue o padrão nacional de controle.