Cardoso Fontes realizou 24 mil atendimentos

A Policlínica Cardoso Fontes completou um ano de funcionamento após ser reinagurado em 31 de maio do ano passado, quando recebeu novo espaço físico e novas equipamentos. O saldo deste primeiro ano na nova estrutura é de 24 mil atendimentos entre consultas e exames. A unidade é referência para o diagnóstico e tratamento da tuberculose no Amazonas além de outras doenças pulmonares.

No total de procedimentos realizados pela unidade estão mais de 10 mil consultas médicas, 16 mil exames laboratoriais, oito mil exames de raio x e cerca de 630 pequenas cirurgias. Também foram realizados dois mil exames específicos para diagnóstico de tuberculose.

A unidade oferece todo atendimento médico-hospitalar aos pacientes com tuberculose e também aos portadores de outras doenças que afetam os sistemas pulmonar e respiratório. A policlínica também oferece atendimento especializado nas áreas de cardiologia, gastroenterologia, cirurgia geral, pediatria e radiologia. “Todos esses profissionais atuam na prevenção e tratamento das complicações decorrentes das infecções pulmonares”, destaca Irineide Assumpção, diretora da unidade.

Segundo a diretora, além da tuberculose pulmonar e extra-pulmonar, a unidade também recebe uma grande demanda de pacientes com insuficiências respiratórias, pneumonias e derrames pleurais, dentre outros problemas relacionados aos sistemas respiratório e pulmonar.

O Cardoso Fontes integra a rede de policlínicas estaduais, composta de seis unidades, onde são oferecidas consultas e exames em especialidades médicas aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O acesso às consultas especializadas nas policlínicas é feito de maneira referenciada — procedimento padrão — com os pacientes sendo encaminhados após consultas em uma unidade básica de saúde ou com equipe profissional do Programa de Saúde da Família.

Por ser a unidade de referencia no atendimento aos pacientes com tuberculose, o Cardoso Fontes abriga a Coordenação Estadual de Tuberculose, que tem a responsabilidade de monitorar as políticas nacionais de controle da doença em todo o Estado e também pela capacitação de profissionais especialistas na área.

Situação da tuberculose no Amazonas

No Amazonas surgem cerca de 1.000 novos casos de tuberculose a cada ano. Dados estatísticos da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) apontam um acréscimo de 4,9% na taxa de incidência (registro de casos novos) entre os anos de 2006 e 2007. A taxa é calculada levando-se em consideração cada grupo de mil nascidos vivos.

Além do Cardoso Fontes, todas as unidades de saúde da rede básica de Manaus estão capacitadas para diagnosticar e tratar a doença. A única forma de prevenção da doença é a vacina BCG, ministrada em recém nascidos com até 30 dias de vida.