Carnaval na Floresta 2025: Posto da SES-AM no Sambódromo registrou 51 atendimentos nos três dias de desfile

Entre os atendimentos realizados estão curativos, controle pressão arterial, quedas, dores abdominais, vertigem, excesso de bebida alcóolica, entre outros

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

O posto de atendimento médico montado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) no Sambódromo, para os desfiles das Escolas de Samba, atendeu 51 pessoas, de quinta-feira (27/02) a sábado (1º/03). Os serviços no local foram atendidos com equipe composta por médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem, que atuaram nos três dias de desfiles do Carnaval da Floresta, organizado pelo Governo do Amazonas.

O posto, como explica a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, faz parte da estratégia adotada pela SES-AM para o período carnavalesco, que inclui o funcionamento, 24 horas por dia, de 25 unidades de urgência e emergência, organizadas e com capacidade plena para atender a população.

“Montamos uma organização logística para atuar no ar, com as UTIs Aéreas, disponíveis para transporte de pacientes do interior de alta complexidade que precisam de transferência para Manaus, e na terra, com as unidades de saúde. São mais de 15 mil servidores envolvidos, abastecimento, referência e contra referência organizada e integrada entre as unidades, para que, de acordo com o perfil e a necessidade do usuário do sistema, a gente possa atender com toda qualidade”, declarou Nayara Maksoud.

Entre os atendimentos realizados nos três dias no posto do Sambódromo estão a realização de curativos, controle de pressão arterial, quedas, dores abdominais, vertigem, náuseas, síndromes gripais, ansiedade, além de pessoas por excesso de bebidas alcóolicas.

Foto: Evandro Seixas/SES-AM

Para Diego Lima, que esteve no Sambódromo com a família, a iniciativa da SES-AM foi muito importante. A mãe dele, Janete Lima, precisou receber atendimento imediato pela equipe do posto. “Minha mãe sofreu um acidente, machucou o rosto, e foi muito bem atendida por toda a equipe. Muito obrigado”, declarou.

“Essa ação do posto é muito boa. Carnaval geralmente tem muitas pessoas que passam mal e, até chegar num hospital, pode demorar. Gostei muito, parabéns!”, disse a aposentada Maria Paixão, que foi ao Sambódromo no sábado para assistir ao desfile das escolas do grupo especial.

Um segundo posto de atendimento será montado no Studio 5 para o Carnaboi, nos dias 7 e 8 de março.

Ações integradas

De acordo com a secretária Executiva Adjunta de Assistência da SES-AM e coordenadora das ações de Saúde no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), Mônica Melo, a secretaria está responsável por coordenar as ações de saúde durante o período. Isso engloba a organização dos atendimentos no posto, além de ações integradas com outros órgãos do Estado.

“Nós estamos trabalhando de forma intersetorial com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e com o Detran, que controlam a segurança e o trânsito, para que diminua os números de acidentes e violências e para que as nossas unidades de saúde tenham condições estruturais de atender de forma eficaz e eficiente aos pacientes”, ressaltou.

Além disso, a SES-AM está trabalhando fortemente na Educação e prevenção em Saúde, durante o Carnaval. O trabalho também é integrado com as fundações de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e Dr. Heitor Vieira Dourado, que realizam a distribuição de folders de orientação, distribuição de preservativos e gel lubrificante, além de ações de sensibilização sobre a importância da doação voluntária de sangue, visando estoque adequado para atender as demandas dos hospitais e prontos-socorros do Amazonas.