Carnaval tem esquema especial de saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) preparou um forte esquema para a realização de atendimentos de urgência e emergência durante os eventos públicos de carnaval. Equipes médicas foram montadas para prestar os primeiros socorros nas festividades, a partir deste final de semana. O trabalho terá o apoio de ambulâncias que ficarão em pontos estratégicos para os atendimentos necessários no Carnaval do Povo, nos desfiles das escolas de samba e nas festas carnavalescas promovidas pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC).

Neste sábado (10), quando será realizado o Carnaval nos bairros, equipes formadas por técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, estarão de plantão, a partir das 18h, nos cinco bairros onde ocorrerão as festividades: Jorge Teixeira, Novo Israel, Compensa, Alvorada e Morro da Liberdade. Cada equipe contará com o apoio de uma ambulância, medicamentos, e com todo o suporte necessário para a prestação de primeiros socorros. No domingo (11), as equipes estarão no Largo de São Sebastião, no Centro, dando cobertura ao Baile e ao Concurso de Fantasias Infantis. O Baile de Máscaras dos Artistas, que será realizado na sexta-feira (16), e os demais eventos previstos, como o Concurso de Fantasias, a Batalha de Confetes e o Desfile dos Blocos, que ocorrerão no domingo (18), na Avenida Eduardo Ribeiro, também contarão com a presença das equipes.

No Sambódromo

Durante os desfiles das Escolas de Samba, que acontecem nos dias 17 e 18, e o Carnaboi, que será realizado nos dias 19 e 20 — ambos no Sambódromo —, outro grande aparato será montado para dar o apoio necessário à população. Uma equipe formada por dois médicos clínicos, um cirurgião, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e um auxiliar de enfermagem, estarão a postos em um serviço de Pronto-Atendimento montado no local, especialmente para o atendimento durante as festas. O serviço também contará com o suporte de cinco ambulâncias. Uma delas ficará posicionada no Bloco H e será usada para remoções dentro do próprio sambódromo. As outras unidades móveis farão o transporte de pacientes para outros locais de atendimento, em ocorrências mais graves. As unidades de referência para receber esses casos serão o SPA Alvorada, e os pronto-socorros 28 de Agosto e João Lúcio, para onde serão encaminhados os problemas de maior complexidade.

As ações, que envolvem 45 profissionais da Susam, incluindo cinco coordenadores, terão o apoio do Corpo de Bombeiros e serão realizadas de forma articulada com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que também disponibilizará ambulâncias, além de atuar com o Serviço Móvel de Urgência, nos casos necessários.

Problemas mais comuns

Os problemas de saúde mais comuns em eventos de grande participação popular, como o Carnaval, são decorrentes, principalmente, do excesso de bebidas alcoólicas, conforme explica o gerente de Urgência e Emergência da Susam, Roberto Abrahim. “Casos como hipoglicemia (baixa do índice de açúcar no organismo), queda de pressão arterial, e pequenos acidentes, como contusões e cortes superficiais, são os casos mais frequentes nesses eventos”. Para que a população aproveite melhor as festividades, sem correr riscos de problemas de saúde, o gerente aconselha o consumo moderado de álcool, assim como evitar sua associação com estimulantes e energizantes.

_____________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
(92) 3643-6327