Carnaval terá campanha contra Aids
A Coordenação Estadual de DST/AIDS da Secretaria de Saúde do Governo do Amazonas já está fechando a programação para o trabalho pontual de prevenção a ser realizado durante as folias de Carnaval. Palestras e distribuição de material explicativo sobre prevenção e de preservativos masculinos fazem parte da programação que será realizada no período de 20 a 24 de fevereiro. O objetivo dessa ação é alertar a população para que possa brincar sem esquecer que dos cuidados com a saúde.
O trabalho será realizado na semana que antecede a festa de carnaval, durante os ensaios das escolas de samba, como vem sendo feito nos últimos três anos. As dez escolas serão visitadas por uma equipe da prevenção, que montarão stands e distribuirão folders, com informações sobre as doenças sexualmente transmissíveis, formas de contágio e prevenção.
A coordenadora estadual de DTS/Aids, Leila Ferreira, informa que para esta ação serão disponibilizados 277 mil preservativos masculinos. Os profissionais da área de saúde também estarão orientando os foliões quanto ao uso correto do preservativo, que além de prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis também evita a gravidez indesejada. O trabalho será coordenado pelo Governo mas terá o apoio das organizações não governamentais que atuam na área de DST/Aids e de outras secretarias do Estado e do município, como as de Educação, que tradicionalmente colaboram com ações de esclarecimento.
A Coordenação ainda está definindo com as instituições a saída do Bloco da Prevenção, que também já se tornou tradicional no carnaval. O Bloco leva mensagens de prevenção e envolve profissionais de saúde, pacientes, familiares, colaboradores e amigos.