Carreta da Saúde do Governo do Amazonas estende atendimentos em Parintins

A Carreta de Apoio à Saúde do Governo do Amazonas estendeu os atendimentos no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) por mais oito dias.  A unidade móvel, que está na cidade desde o dia 6 de agosto, e já realizou 2.250 exames de imagens em 15 dias, vai atender a população até o dia 06 de setembro. A expectativa é de realizar mais 180 exames de mamografia e ultrassonografia, alcançando um total de 2.480 procedimentos realizados.

Estacionada no Bumbódromo, os atendimentos acontecem de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com exceção de quinta-feira (05/09), quando não irá funcionar, porque é feriado municipal pela elevação do Amazonas à categoria de província.

A ação da unidade móvel faz parte do programa Saúde Amazonas, implantado pelo governador Wilson Lima, com foco na ampliação dos serviços e do acesso da população, explica a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.

Segundo ela, tanto os moradores de Parintins como de municípios próximos aderiram aos serviços da Carreta e, para melhor atender a demanda local, a unidade estendeu o acesso.

“Hoje a Carreta da Saúde oferece um atendimento de qualidade, rápido e prático. Com o encaminhamento em mãos, o usuário consegue fazer diversos exames de imagens, então, a procura é grande. Pensando nisso, estendemos os atendimentos por mais oito dias. Além de Parintins, temos, nesse momento, uma unidade móvel em Manaus, no bairro Grande Vitória, na zona leste”, comentou.

Nayara Maksoud reforçou ainda que, de janeiro a 26 de agosto, as carretas já realizaram 33.523 exames de imagens em diversos bairros da capital, como também dos sete municípios do interior por onde já passaram – Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Iranduba, Presidente Figueiredo e Parintins.

Além de mamografia, a Carreta de Saúde oferece diversos tipos de ultrassonografia: de abdômen total, abdômen superior, tireoide, mama, próstata via abdominal, aparelho urinário, obstétrica, transvaginal e pélvica.

Os exames realizados na Carreta são direcionados a pacientes que já passaram pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e estão com a autorização de encaminhamento do Complexo Regulador do Amazonas.

FOTOS: Ana Sena/SES-AM