Cema é destaque na 8° edição da revista de Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS

A iniciativa visa fortalecer a assistência farmacêutica e reconhecer o trabalho de todos os profissionais que atuam na área 

(FOTO: Divulgação/SES-AM)

A Central de Medicamentos do Amazonas (CEMA), unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), foi destaque na 8° edição da revista de Experiências Exitosas de Farmacêuticos no Sistema Único de Saúde (SUS), publicada pelo Conselho Federal de Farmácia, lançada no 37° Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, que iniciou no último domingo 16/07 e encerra nesta quarta-feira (19/07), em Goiânia. 

A revista tem como principal objetivo fortalecer a assistência farmacêutica e reconhecer o trabalho e as iniciativas e profissionais que atuam na farmácia no SUS. Dentre os trabalhos selecionados está o “Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica no Amazonas”, realizado pelo Departamento de Política de Assistência Farmacêutica (DPAF/Cema). 

O tema abordado tem o objetivo de descentralizar os medicamentos, levando em conta o perfil epidemiológico de determinados municípios ou centros de referência que oferecem serviços diagnósticos e terapêuticos especializados. 

A revista apresenta 16 experiências bem-sucedidas de farmacêuticos que atuam nas áreas da atenção básica, especializada e hospitalar do SUS, provenientes de diferentes estados do Brasil. Cada uma dessas experiências relata casos de sucesso que ressaltam o papel fundamental desses profissionais na saúde pública. 

A Gerente da Assistência farmacêutica da Cema, Gleice Baiocco, ressaltou a estratégia adotada pela instituição que ganhou destaque no evento. 

“Através dessa estratégia, os medicamentos que antes estavam concentrados na farmácia CEAF sede em Manaus, agora são disponibilizados em diversas localidades, facilitando o acesso aos pacientes. Essa descentralização visa ampliar a cobertura e a eficácia do atendimento aos cidadãos amazonenses que dependem dos medicamentos de “alto custo”, pontuou. 

Ela destacou ainda, que busca-se também otimizar a logística de distribuição e garantir o fornecimento contínuo dos fármacos essenciais. 

A iniciativa do Conselho Federal de Farmácia em lançar a revista “Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS” é de grande importância para disseminar conhecimento, compartilhar boas práticas e reconhecer o empenho dos profissionais da Farmácia que contribuem significativamente para a melhoria da assistência farmacêutica no SUS em todo o país.