Cigarros são trocados por alimentos

O 31 de maio foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial Sem Tabaco. Durante este dia no mundo inteiro são realizadas ações de prevenção e combate ao fumo, ato comum entre jovens e que traz danos para a saúde pessoal e coletiva. Em Manaus, a Coordenação Estadual do Programa de Combate ao Fumo, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), realizou palestras durante todo o dia para grupos de estudantes e trabalhadores da saúde e, em parceria com escolas da rede estadual e municipal, efetuou a troca de cigarros por alimentos.

Neste anos, o tema escolhido pela coordenação estadual foi “Troque o vício pela vida”, sugerindo que os fumantes troquem o cigarro por uma alimentação saudável e balanceada. O cardiologista Aristóteles Alencar, coordenador do programa estadual de combate ao fumo, fez uma palestra para crianças e jovens das escolas públicas municipais e estaduais, com o tema “Tabaco: Mortal em todas as suas formas e disfarces”.

O cardiologista falou que não existem danos maiores ou menores quando se trata de tabaco. Todos os produtos derivados do tabaco como o cigarro, o fumo de corda, o cachimbo, ou mesmo as formas light e aromatizadas do cigarro, causam danos à saúde. “Algumas formas que os fabricantes dizem ser menos prejudiciais são apenas artimanhas para enganar a população. Todos esses produtos levam à dependência química e causam doenças como o câncer e problemas cardiovasculares e do aparelho respiratório”, explicou o médico.

A coordenação estadual, em parceria com as secretarias municipal e estadual de educação, realizou uma campanha de arrecadação de alimentos, com os quais foram confeccionadas cestas básicas, para serem distribuídas às famílias de baixa renda nas quais há fumantes. “As cestas foram entregues por alunos das escolas públicas de Manaus e os fumantes simbolicamente jogaram fora suas carteiras de cigarro, assumindo o compromisso de nunca mais comprá-los”, explicou Aristóteles Alencar.

O secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim, destacou a importância da parceria entre as secretarias de saúde e as de educação, lembrando que a melhor forma de evitar o surgimento de novos fumantes é educar as crianças e adolescentes. “Se os jovens dessa faixa etária forem conscientizados agora, dificilmente serão influenciados a se tornarem dependentes do tabaco”, afirmou o secretário. Ele lembrou ainda que as crianças conscientizadas também poderão atuar como agentes fiscalizadores e multiplicadores das informações em seus ambientes de convivência.

Dados da OMS informam que todos os dias 100 mil jovens tornam-se fumantes em todo o mundo e destes, 80% vivem em países em desenvolvimento. Entre os fatores que contribuem para esse crescimento no número de fumantes está a facilidade de aquisição do produto, economicamente acessível e disponível em muitos estabelecimentos comerciais.

Combate – Em Manaus, a Susam disponibiliza um serviço de atendimento a pacientes dependentes do cigarro no Ambulatório do Fumante, que funciona na Policlínica Codajás. O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional e tem o objetivo de prestar todo auxílio, incluindo medicamentos, se necessário, para que a pessoa pare de fumar. “Os que desejarem parar de fumar podem nos procurar e nós daremos todo o apoio”, explica Aristóteles Alencar.

Assessoria de Comunicação da SUSAM – 3643-6327
Andréa Arruda – 9995-1310