Codajás ganha hospital de 40 leitos

Um hospital com 40 leitos, para atendimento de urgência e emergência foi inaugurado no município de Codajás, a 240 quilômetros de Manaus, na manhã desta quinta-feira. A unidade já está em funcionamento, substituindo o antigo hospital do município, que contava com apenas 20 leitos e estrutura insuficiente para prestar atendimento de média complexidade, o que inclui alguns tipos de procedimento cirúrgico e exames de diagnóstico por imagem.

O novo hospital – João da Silva Bastos – é o vigésimo terceiro inaugurado pelo Governo do Estado no interior nos últimos três anos e segue um novo padrão de fluxo, funcionalidade e equipamentos, que permite a oferta de serviços de clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia, neonatologia, urgência e emergência, e funcionamento 24 horas. Na área de diagnóstico, o hospital conta com laboratório de análises clínicas, radiologia, diagnóstico por imagem e unidade transfusional. Dentre os equipamentos, a unidade dispõe de raio X, aparelho de ultra-sonografia de última geração e eletrocardiógrafo. Uma ambulância nova também foi adquirida para dar suporte às remoções de pacientes.

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, disse que para construir e equipar o novo prédio, o Governo do Estado investiu R$ 5,6 milhões. “A unidade tem o mesmo padrão das unidades que inauguramos na capital, com instalações amplas e equipamentos novos, de última geração”, disse. O prefeito de Codajás, Lincoln Bastos, garantiu que o hospital era uma necessidade antiga da população. “O hospital foi esperado por 20 anos e agora estamos realizando este sonho”.

Em três mil metros de área construída, foram instalados os blocos Cirúrgico e Obstétrico, de Internação, de Urgência e Emergência e o bloco Administrativo. Além dos ambientes padrão para atendimento médico e de enfermagem, o hospital conta com áreas voltadas especialmente para a assistência pediátrica, como a unidade de cuidados neonatais, sala para teste do pezinho e uma brinquedoteca.

A unidade conta, ainda, com duas salas de cirurgia que já serão inauguradas com a realização do mutirão de cirurgias e endoscopias que chega a Codajás nesta sexta-feira (29). A secretária de Assistência ao Interior da Susam, Heliana Feijó, informou que a previsão é de que a equipe composta por quatro médicos e uma enfermeira, especialmente escalados para o mutirão, realizem 45 procedimentos cirúrgicos e 40 endoscopias digestivas (para diagnóstico de doenças do aparelho respiratório).

O mutirão está percorrendo diversos municípios desde fevereiro deste ano, e segundo Heliana, atende à política de cirurgias de média complexidade, do Governo Federal. “Com a ida dos médicos até os municípios, o atendimento é agilizado. Além disso, temos ganhos sociais porque os pacientes não precisam se deslocar até a capital”, disse a secretária.

Heliana Feijó destaca que o mutirão está sendo possível porque agora o interior do Estado conta com ambientes próprios para cirurgia. “Como Codajás, temos outros 22 hospitais novos, inaugurados com estrutura e equipamentos compatíveis com este tipo de procedimento”, afirmou.

_________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
Andréa Arruda – 3643-6327, 9995-1310