Código de Saúde em nova consulta

A versão preliminar do novo Código de Saúde do Amazonas estará disponível, a partir desta quarta-feira (12), para mais um período de consulta pública. Até a próxima terça-feira (18) os interessados em colaborar com sugestões podem acessar o documento por meio do endereço eletrônico da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), www.saude.am.gov.br. O Código, que deve ser finalizado até o final deste mês, reúne as normas para a oferta de serviços públicos, privados e filantrópicos de promoção e atenção em saúde no Estado.

A versão preliminar do novo código foi apresentada em consulta pública presencial, nesta terça-feira (11) para representantes da sociedade civil organizada. O documento foi detalhado pelo doutor em Saúde Pública, Fernando Aith, do Centro de Estudos e Pesquisa de Direito Sanitário (Cepedisa) da Universidade de São Paulo (USP), responsável por sua organização.

Durante a audiência foram feitas diversas propostas de adequações que serão avaliadas pelos profissionais do Cepedisa, podendo ou não incorporadas ao documento. “O código é um documento que deve dar forma ao que já é realizado no setor saúde no estado e todas as propostas devem ser levadas em consideração, sem esquecer que devemos respeitar as limitações legais do documento”, explica Fernando.

Após o final da consulta pública, o documento será atualizado e novamente disponibilizado para conhecimento da sociedade através da internet. “Essa última versão será apenas para conhecimento, sem a opção de sugestão de mudança”, explica a chefe do Departamento de Planejamento da Susam, Radja Lopes.

A versão final será enviada para apreciação na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, que poderá ainda realizar uma consulta pública para maior divulgação do novo código. Em seguida, o documento será enviado ao gabinete do governador para promulgação e, a partir de então, para o cumprimento.

O novo código, moderno e atualizado, irá substituir o antigo, promulgado em 1985 e já defasado, na avaliação das autoridades de saúde. A versão preliminar do documento tem mais de 150 páginas, onde estão descritas as normas para a oferta de serviços de promoção e atenção em saúde.

Fazem parte do conteúdo as competências estaduais e municipais no âmbito do Sistema Único de Saúde, a contratação e capacitação de recursos humanos, os direitos e deveres dos conselhos estadual e municipais de saúde, os serviços de avaliação e controle de das ações de saúde, as questões relacionadas à vigilância em saúde, incluindo a epidemiológica e sanitária, a saúde do trabalhador e os programas especiais de atenção em saúde, como nutrição e alimentação e saúde mental, entre outros.

Para elaborar novo código de saúde do Estado, técnicos da Susam e da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), com consultoria especial do Centro de Estudos e Pesquisa de Direito Sanitário (Cepedisa) da Universidade de São Paulo (USP), seguiram as orientações do Código Internacional de Saúde, aprovado pela Organização Mundial de Saúde, em maio deste ano.
Assessoria de Comunicação (92) 3643-6327