Combate à malária ganha reforço com veículos e equipamentos

Foram entregues mais de 360 itens incluindo grupos geradores, termonebulizadores portáteis, pulverizadores manuais, computadores, impressoras, veículos tipo pick up, motocicletas, bicicletas, barcos, botes de alumínio e motores de popa.

O material será utilizado nos municípios onde foram registrados 80% dos casos de malária no Estado em 2003, dentre eles Manaus, Manacapuru, Iranduba, Rio Preto da Eva, Careiro, Presidente Figueiredo, Coari e Lábrea. Também foram contemplados os que têm condições ambientais e entomológicas propícias à transmissão da doença. Ao todo o material será utilizado em 19 municípios do interior do Estado.

A entrega à Secretaria de Saúde do Governo do Amazonas (Susam) foi feita pelo representante da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Luiz Aureliano Carvalho. A Susam e oito municípios certificados em Epidemiologia e Controle de Doenças – Humaitá, Iranduba, Lábrea, Manacapuru, Careiro Castanho, Coari, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva – receberam os equipamentos por meio de um Termo de Doação.

De imediato, a secretária Leny Passos autorizou a disponibilidade do material aos outros 11 municípios que não têm autonomia para a coordenação das ações de controle de endemias, mas que fazem parte do grupo de localidades consideradas prioritárias para o combate à malária – Manaus, Eirunepé, Borba, Tonantins, Canutama, Guajará, Ipixuna, Uarini, Novo Airão, Novo Aripuanã e Nova Olinda do Norte.

Os prefeitos de Iranduba, Coari, Humaitá, Careiro, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva foram pessoalmente receber os equipamentos. O presidente da Associação dos Municípios do Amazonas, prefeito de Maués, Sidney Leite representou os demais municípios e parabenizou a Secretaria pelas ações integradas entre o Estado e os municípios. “Estamos avançando de forma organizada, planejada e não mais isoladamente”.

De acordo com a secretária, os equipamentos e veículos irão possibilitar o incremento das ações de combate à malária nestas localidades. A Susam está trabalhando junto às secretarias municipais, desde o mês de março, no desenvolvimento e execução de planos operativos para evitar o crescimento da doença em alguns municípios e reduzir o número de ocorrências onde os índices são considerados altos.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, da Susam, Evandro Melo, as ações de controle da malária no interior seguem a mesma linha aplicada na capital, mas também são consideradas as peculiaridades de cada local, principalmente com relação ao diagnóstico e combate ao mosquito. Quanto ao combate ao mosquito, devem continuar sendo aplicados o inseticida nas áreas externas (borrifação) e no interior residências.

Tanto na capital quanto no interior do Estado, os números são animadores, na avaliação do diretor. Em Manaus, a malária caiu cerca de 34% em abril, com relação a março e 30% com relação ao mesmo período do ano passado. Nos municípios onde os novos planos de ação já começaram a ser executados, a média de redução de casos em abril foi de 25% a 74%, se comparados com o mês de março. A maior redução ocorreu em Itacoatiara.

Relação do material repassado pelo Ministério da Saúde

18. Novo Aripuanã
19. Nova Olinda do Norte

Municípios que concentram 80% dos casos no Amazonas