Comissão estuda plano de convocação dos aprovados
O secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim, determinou a criação de uma Comissão Especial para definir o planejamento de convocação dos aprovados no concurso da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), na capital e no interior. A Comissão é composta por profissionais da Secretaria Executiva Adjunta da Capital, da Secretaria Executiva Adjunta do Interior e do Departamento de Recursos Humanos e, ainda, por diretores das unidades de saúde – hospitais, Caimis, Caics, maternidades, pronto-socorros infantis, pronto-socorros adultos e policlínicas. O grupo tem 30 dias para concluir os trabalhos, a partir da publicação de sua criação no Diário Oficial do Estado, o que deve ocorrer dentro dos próximos dias.
A decisão do secretário foi tomada após inúmeras dificuldades apontadas pelas unidades de saúde para o cumprimento da proposta inicial de convocação dos candidatos. “Algumas unidades com mais de 50% do seu quadro renovado imediatamente teriam problemas para manter o padrão de atendimento”. Wilson Alecrim disse que a maior preocupação é garantir o pleno funcionamento dos serviços, evitando prejuízos para a população. Segundo ele, uma das áreas que vai merecer atenção especial da Comissão é a de urgência e emergência, além das maternidades, onde a assistência ao paciente tem que ser imediata e precisa.
O secretário esclareceu que, até a conclusão dos trabalhos da Comissão todos os contratos temporários terão renovação automática. “Quero tranqüilizar os servidores temporários, que devem continuar trabalhando normalmente”. Alecrim assegurou que nenhuma substituição será feita sem prévia comunicação.
O concurso da Susam ofereceu 10.206 vagas para das quais 2.603 para o interior do estado, 6.036 para a capital e outras 1.567 para as seis fundações de saúde vinculadas à Susam – Hemoam, Cecon, Alfredo da Matta, Fundação de Medicina Tropical, Vigilância em Saúde e Hospital Adriano Jorge.