Comissão vai fazer diagnóstico da Santa Casa

O grupo, composto por médicos, enfermeiros, engenheiros, contador, assistente social, entre outras especialidades, devem entregar em 30 dias, um relatório final sobre a realidade da unidade para subsidiar o Plano de Soerguimento e Funcionamento da Santa Casa, bem como do Sistema de Gestão.

O secretário estadual, Wilson Alecrim, ressaltou durante a reunião de instalação da comissão, que além do diagnóstico, o grupo de trabalho irá procurar indicar a melhor solução dos problemas. “A missão da comissão é identificar os problemas, o tamanho deles e propor soluções para que a Santa Casa volte a funcionar atendendo em plenitude o anseio da sociedade, o que é o desejo do Governo do Estado”, explicou o secretário. “Lembramos que todas as decisões serão tomadas pelo Governador e pela sociedade após o levantamento. Não estamos na Santa Casa para assumir dívidas. A dívida é um dos itens que serão estudados”.

O provedor da Santa Casa, Cláudio Machado, ressaltou na reunião que a unidade perdeu a oportunidade de ser um grande hospital em 1995 quando teve a participação mais efetiva da sociedade e foi reestruturado para atender, na época, a demanda de saúde do Distrito Industrial. “Infelizmente, pelo nosso conhecimento, a partir de 98 a situação se agravou. Quando assumimos a gestão da Santa Casa em 2002, os problemas já estavam muito piores. A situação se arrasta há mais de dois anos”, disse Cláudio Machado. O provedor reconhece que hoje um dos maiores desafios, além de reabrir a unidade, é a modernização do hospital.