Comitê de Equidade promove encontro com articuladora territorial do MS
Em dois dias, membros debateram sobre as ações a serem implementadas, além da construção do regimento do comitê
Nos dias 16 e 17 de dezembro, o Comitê de Equidade no âmbito do trabalho e da Educação na Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), promoveu um encontro para elaborar o regimento do serviço. A reunião contou com a presença da articuladora territorial do Ministério da Saúde, Charlene Bandeira, além dos membros do comitê.
Durante os dois dias, foram apresentados dados sobre equidade no trabalho e na educação em saúde, além do plano de acompanhamento do MS junto ao Comitê, que inclui reuniões online, encontros presenciais, oficinas e assessoria, e a construção do regimento interno.
“A elaboração coletiva do nosso regimento evidencia o compromisso de seus membros em garantir que este espaço seja democrático e de exercício do diálogo”, explicou a gerente da Gerência de Educação na Saúde e Humanização (GESH), Francileide Bindá.
Para a coordenadora do Comitê, Graça Cardoso, o encontro representou um passo significativo no enfrentamento de iniquidades no âmbito do trabalho. “Foi um momento de reforçar o compromisso com a valorização e acolhimento das trabalhadoras e trabalhadores da saúde”, apontou.
As ações fazem parte do projeto Equidade SUS, do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Alemão Osvaldo Cruz. O objetivo é mobilizar os trabalhadores do Sistema Único de Saúde, visando a melhoria das condições de trabalho relacionadas a questões de gênero, raça, etnia e inclusão de pessoas com deficiência.
“A ideia é contribuir para a implementação dessas ações, cujos resultados implicam na valorização das trabalhadoras, na diminuição das violências e desigualdades e no fortalecimento do SUS, cuidando e acolhendo também os profissionais”, destacou a articuladora territorial do Amazonas, Charlene Bandeira.