Comitê faz homenagem a dentistas

Mais de cem profissionais que atuaram nas atividades comemorativas a Dia do Dentista em Manaus, 25 de outubro, recebem hoje à noite (06/12), no auditório da Secretaria de Estado da Saúde, certificados concedidos pelo Comitê Estadual de Saúde Bucal, pela participação e resultados obtidos com a mobilização promovida pela comemoração da data.

A programação foi realizada no Parque dos Bilhares, durante o domingo (28/10), quando diversos serviços e informações foram colocados à disposição da população.

Vários estandes foram montados para informar a população sobre doenças que atingem a boca, os dentes e a gengiva, com esclarecimentos sobre endodontia (tratamento de canal), periodontia (doenças da gengiva), câncer bucal e tabagismo, alimentação e nutrição e aleitamento materno, além de medidas preventivas em geral.

No total, foram feitas cerca de 5 mil abordagens, 2 mil a mais que o previsto. “Atingimos crianças, adultos e idosos, oferecendo desde kits de escovação até dicas de prevenção ao câncer bucal”, relata o coordenador estadual de Saúde Bucal, Cássio Roberto do Espírito Santo.

Participaram da atividade profissionais das secretarias estadual e municipal de saúde, estudantes e professores das universidades locais e membros do Conselho Regional de Odontologia.

O Comitê Estadual de Saúde Bucal, responsável pela organização do evento, pertence ao Conselho Estadual de Saúde. Fazem parte do órgão representantes do Estado, do município, das universidades, conselho de classe, sindicato e associações de pós-graduação.