Concurso tranquilo e com poucas faltas

Em todo o Estado, os 163.976 candidatos inscritos fizeram as provas 182 locais pela manhã e em 154 na parte da tarde. Em Manaus e nos outros 61 municípios, onde a aplicação do exame ocorreu simultaneamente, o nível de abstenção foi considerado baixo e a ocorrência de incidentes foi pequena, conforme registros preliminares de Cesgranrio.

De acordo com levantamento parcial repassado à Susam no final da tarde de ontem, apenas cerca de 5% dos candidatos deixaram de comparecer ao local das provas no interior do Estado. Na capital, a abstenção foi de 10%. O percentual de faltas está abaixo da média de concursos públicos, segundo a Cesgranrio, que registra em média 12% de abstenção neste tipo de seleção, chegando a 15% em alguns casos.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados nesta terça-feira e o resultado desta primeira etapa do concurso sai no dia 26 de abril. Serão considerados habilitados para a segunda etapa do concurso – prova de avaliação e títulos – os mais bem classificados até o dobro das quantidades de vagas oferecidas.

As provas objetivas são consideradas eliminatórias e classificatórias. No total, são 100 pontos e os candidatos que tiverem aproveitamento menor que 50% do total serão eliminados. Se houver empate na totalização dos pontos, vale o maior número de pontos nas provas de conhecimentos específicos e de conhecimentos específicos básico de medicina e legislação do SUS.

Os habilitados devem ficar atentos para providenciar a documentação necessária no período de 26 a 29 de abril. A prova de títulos tem caráter classificatório e valerá no máximo dez pontos. Para os níveis médio, auxiliar e elementar os títulos podem ser prévia aprovação em concurso público ou processo seletivo público e experiência comprovada no exercício de atribuições inerentes ao cargo que o candidato está disputando. Para os cargos de nível superior, valem também a experiência e a aprovação anterior em concurso ou processo seletivo, além de cursos de pós-graduação, em nível de aperfeiçoamento e especialização, mestrado, doutorado, título de especialista para médicos e publicações no caso dos pesquisadores. A divulgação dos resultados finais será feita no dia 9 de junho.

Para realizar a primeira etapa do concurso, a Cesgranrio recrutou cerca de 15 mil pessoas para dar suporte na área de coordenação, fiscalização e apoio. O Governo do Estado também recrutou 604 profissionais de todos os níveis para prestar atendimento nas unidades de urgência e emergência onde esta quantidade de plantonistas teve que se ausentar para fazer as provas do concurso.

Nas principais unidades de urgência e emergência o movimento foi dentro da normalidade. Os diretores do pronto-socorros 28 de Agosto e João Lúcio, César Cortez e Nazerá Limongi, respectivamente, apresentaram balanço das duas unidades, onde a média de atendimentos esteve um pouco abaixo da média dos demais domingos. Apenas no Pronto-Socorro Infantil da Zona Leste (Joãozinho) a quantidade de crianças atendidas foi considerada elevada, em função principalmente de problemas respiratórios e gastroentestinais.

Além de Manaus, os municípios com maior número de candidatos foram Parintins (3.942 candidatos), Manacapuruu (2.787), Itacoatiara (2.258) e São Gabriel da Cachoeira (1.256).