Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde acontece em agosto, em Manaus

O evento, que tem o apoio do Governo do Amazonas, vai reunir representantes de todos os municípios

Foto: Evandro Seixas / SES-AM

A 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Amazonas será realizada de 27 a 29 de agosto, em Manaus. O evento, que tem o apoio do Governo do Estado, contará com a participação de representantes dos 62 municípios do Amazonas. A promoção é do Conselho Estadual de Saúde. As reuniões acontecerão de maneira híbrida, facilitando o acesso dos que não puderem se deslocar para a capital, por algum motivo, em especial por conta da estiagem.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), que está à frente da organização junto com o Conselho, explica que terão atividades presenciais na capital e transmissão simultânea para o interior, com o apoio do Centro de Mídias da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Com o formato híbrido, reforça, todos podem participar e dar suas contribuições. Isso porque que alguns municípios já começam a enfrentar os problemas com a estiagem, dificultando o deslocamento para Manaus.

Nesta edição, a Conferência apresenta como tema central “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. A presidente do Conselho, a secretária de Estado de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, ressalta que, durante o encontro, serão apresentadas as questões debatidas nas Conferências Municipais e, ao final, serão reunidas as propostas do Estado, no que diz respeito ao perfil dos profissionais do setor, o que esperar deles, como contribuir com a formação e garantir um trabalho digno no Sistema Único de Saúde (SUS).

As propostas aprovadas no Estado serão apresentadas na Conferência Nacional, que acontece em dezembro, em Brasília. “A intenção é que todos esses debates se traduzam em políticas públicas nas esferas municipal, estadual e federal, que garantam melhor qualidade de trabalho e formação para aqueles que de fato fazem toda a engrenagem do SUS acontecer, que são os profissionais da saúde”, destaca.

Segundo Nayara Maksoud, essa é uma oportunidade única de ouvir todos os agentes que formam esse grande sistema que é o SUS. Ela diz que tanto nas conferências municipais como na estadual, há participação de representantes dos trabalhadores da saúde, gestores e usuários. “Dessa forma, ouvindo e consultando todos é possível desenvolver propostas com foco na educação permanente das equipes, no aprimoramento do trabalho e do cuidado, além de revisar os processos de formação dos profissionais”, acrescenta.

De acordo com a representante dos trabalhadores da saúde e secretária da mesa diretora do CES, Marly Pinheiro, a programação da Conferência será dividida em três eixos principais de discussão. São eles: “Democracia, controle social e o desafio da Equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde”, “Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil” e “Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde”.

“No primeiro dia, teremos palestras sobre os três eixos e, nos dois últimos, será realizada a apresentação das propostas municipais e votação para escolha daquelas que serão as diretrizes estaduais”, frisa.

Para que a Conferência conte com a participação ativa dos municípios, o Conselho Estadual de Saúde está preparando uma estrutura especial, com o apoio do Centro de Mídias da Seduc. “Com a transmissão, todos poderão participar do debate e fazer as suas contribuições para que o evento seja o mais proveitoso possível”, reforça Marly Pinheiro.