Consórcio de Saúde do Alto Solimões se reuniu nesta sexta-feira
Os integrantes do Consórcio de Saúde do Alto Solimões se reuniram nesta sexta-feira (09) no município de Tabatinga. Durante a reunião foi aprovada a proposta orçamentária apresentada pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) para 2013 e a gestão do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e Maternidade, pelo Consórcio.
A reunião contou com a presença de seis prefeitos da região do Alto Solimões, José Suednei de Fonte Boa, João Braga de Amaturá, Simeão Garcia de Tonantins, Davi Bemergui de Benjamin Constant, Raimundo Nonato de São Paulo de Olivença e Saul Bemergui de Tabatinga. Também estiveram presentes quatro prefeitos eleitos, que assumirão os cargos a partir de primeiro de janeiro de 2013, Iracema Maia da Silva, de Benjamin Constant, Abraão Magalhães de Santo Antônio do Içá, Raimundo Carvalho de Tabatinga e Robson Magalhães de Atalaia do Norte.
“É de extrema importância a participação desses prefeitos que a partir de janeiro serão membros do Consórcio. Nesta reunião eles foram informados sobre o que é o Consórcio e quais as vantagens que este trará para o seu município na área de saúde”, destacou o secretário executivo das ações de saúde do interior, Evandro Melo.
O SPA e Maternidade de Tabatinga, que está sendo construído pelo Governo do Estado, será a primeira unidade da rede estadual de aser gestada pelo Consórcio. Segundo o secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim, o Consórcio terá autonomia para gerir a unidade de saúde, cuidando de toda a parte administrativa, contratação de profissionais, inclusive médicos especialistas, aquisição de medicamentos e insumos hospitalares e no gerenciamento da unidade em si. “É uma experiência nova no Amazonas, mas que já é utilizada em outros estados, com muito sucesso e nós esperamos que aqui também seja uma experiência bem sucedida”, informa.
Durante a reunião também ficou decidido que a eleição para presidente e vice-presidente do Consórcio será feita em janeiro de 2013. Todos os prefeitos dos nove municípios da região do Alto Solimões poderão se candidatar aos cargos e somente os prefeitos poderão votar e eleger os dois dirigentes.
Primeiro do Amazonas
O Consórcio Nacional de Saúde do Alto Solimões foi criado em junho de 2011, a partir de proposta apresentada pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) aos prefeitos daquela região. Durante os meses seguintes foram executadas as tarefas burocráticas de sua estruturação física e funcional. A partir de agora o Consórcio irá começar a atuar em outras áreas como na aquisição de medicamentos e insumos hospitalares e contratação de profissionais em geral, entre eles os médicos especialistas.
A partir de janeiro de 2013, depois da eleição do presidente e vice-presidente do Consórcio, o Governo do Estado do Amazonas irá apresentar a proposta de criação do Fundo Rotativo do Consórcio de Saúde do Alto Solimões. Neste fundo serão depositados recursos do Governo do Estado e das Prefeituras dos nove municípios que compõem o Consórcio. O dinheiro ficará reservado e será utilizado em casos de inadimplência dos municípios.
“Na prática vai funcionar da seguinte maneira,o Fundo Rotativo vai comprar medicamentos e insumos hospitalares para todos os municípios e depois os municípios efetuam o pagamento. Assim, comprando em grandes quantidades nós garantimos a qualidade e o menor preço para todos”, explica o secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim.
__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327, 9995-1310
Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Susam Secretaria
comunicacao@saude.am.gov.br