Córneas doadas já tiraram 10 pessoas da fila
O Amazonas está habilitado a captar córneas desde o mês de maio, quando foi inaugurado o Banco de Olhos nas dependências do Hospital Adriano Jorge. Até a inauguração, viabilizada pelo Governo do Estado, os transplantes eram realizados com córneas importadas, no sistema privado. Até o momento, foram realizadas dez doações de córnea e dez pessoas, que tinham perda total ou parcial da visão, foram beneficiadas. É um avanço e precisamos cada vez mais da ajuda da população para continuar resolvendo o problemas dos pacientes que aguardam por uma doação”, ressalta Cristina.
A diretora explica que todos os que estão na lista de espera são cadastrados na Lista Única de Receptores, da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Amazonas (CNCDO-AM), órgão do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde.
Antes do transplante, as córneas doadas são analisadas, tratadas e preservadas em líquido especial por até 14 dias. O Banco de Olhos pode ser acionado 24 horas para a captação de córneas, por meio do telefone 612-2589. A doação é feita somente com a autorização dos familiares e até 6 horas após o falecimento.