Corrida Contra o Câncer acontece neste sábado

Encerrando as comemorações de março, mês dedicado às mulheres, o GAMMA (Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia) realiza, neste sábado (26) a segunda edição da Corrida Internacional de Mulheres Contra o Câncer. O evento acontece na Vila Olímpica de Manaus, com concentração a partir das 7h30. O início da corrida está marcado para as 8h30.

De acordo com Oriona Ohse, presidente do GAMMA, a corrida mais do que um evento esportivo é uma forma simbólica de mostrar a importância para a prevenção e detecção precoce do câncer. “O nosso grupo trabalha diretamente com o câncer de Mama, mas nesse evento queremos chamar a atenção da população para todos os tipos de câncer, desde os mais conhecidos, como mama e próstata, até os mais raros”, afirmou.

Em 2010, o evento foi realizado na Ponta Negra, mas devido à reforma pela qual passa o local, este ano a corrida foi transferida para a Vila Olímpica. O percurso total é de 2,5 quilômetros.

Aberta para Homens – A 2ª Corrida Internacional de Mulheres Contra o Câncer também é aberta para a participação dos homens.”Os homens também estão sujeitos à doença e, desde o ano passado, vários fizeram questão de participar da corrida, então resolvemos incluir a participação deles”, destaca a presidente do grupo. A premiação, com troféus e medalhas será dividida em três categorias: geral masculino, geral feminino e mulheres mastectomizadas.

As inscrições podem ser feitas na própria Vila Olímpica de Manaus ou na Fundação Cecon, com o grupo Amigos da Saúde. Para participar são necessários apenas 2 kg de alimentos não-perecíveis, que serão doados a pacientes atendidos pelo grupo. “Uma das nossas atividades é a doação de cestas básicas para pacientes de baixa renda que não podem trabalhar por causa da doen”, disse Oriona.

Entrega das Camisas – A entrega das camisetas será feita no dia e local da corrida, a partir das 7h30, terão prioridade os participantes que se inscreveram antecipadamente.

Nesse evento, o grupo de apoio conta com a colaboração da Fundação Cecon, da Federação Amazonense de Atletismo e da Polícia Militar do Amazonas, além da iniciativa privada. Várias autoridades e personalidades do Estado já confirmaram presença no evento, entre eles, a primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz.

___________________________
Divulgação:
Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia- Gamma