Crianças e adolescentes terão atenção especial

As unidades também serão referência para deficiências auditivas e oftalmológicas. Já o atendimento especializado ao adolescente deverá ser feito por equipes multidisciplinares, incluindo psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

“Estamos avançando com a introdução de um novo modelo de assistência”, diz a secretária Leny Passos, destacando que a criação da rede de especialidades é mais um passo para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas.

A reorientação da rede começou no Amazonas em outubro do ano passado, com a assinatura do convênio para a chamada municipalização da atenção básica, que define a divisão de tarefas entre as duas esferas – o município passa a ser responsável único pelas ações primárias de saúde (consultas e exames simples) e o Estado, pelas ações de média e alta complexidade (consultas especializadas, cirurgias, internações, urgência e emergência). “As policlínicas fazem parte deste processo, representando a média complexidade”, explica a secretária.

DISTRIBUIÇÃO DAS POLICLÍNICAS POR DISTRITO

Atendimento Especializado – População em Geral
Novo Israel
Cidade Nova (2)
Jorge Teixeira
Tancredo Neves
Zumbi
Colônia Antônio Aleixo
Cachoeirinha
Centro
Planlato
Compensa
Parque 10

Atendimento Especializado – Infância e Adolescência
Monte das Oliveiras
Coroado
Petrópolis
Colônia Oliveira Machado
Alvorada