Dengue grave será notificada por sistema móvel de telefonia

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) vai instituir um novo sistema para notificação rápida dos casos graves de dengue. O sistema é operado por telefonia móvel, com a mesma tecnologia já utilizada para o registro e análise dos índices de infestação pelo Aedes aegypti, em Manaus. Todas as unidades de média e alta complexidade da rede pública, que atendem pacientes com sinais de dengue grave, incluindo os hospitais e pronto-socorros, utilizarão a ferramenta a partir da próxima semana. O objetivo da medida, anunciada pelo secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, é dar mais agilidade e precisão ao processo de notificação, e facilitar o monitoramento dos casos.

A implantação do sistema rápido de notificação será coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), que também fará a análise periódica dos registros. O sistema utiliza a tecnologia Nokia Data Gathering, desenvolvida em 2008 pelo Instituto Nokia de Tecnologia (IndT), especialmente para apoiar as ações de controle da dengue no Amazonas. Capaz de transmitir os dados em tempo real, a partir de aparelho celular, a ferramenta dispensa o uso de formulários de papel.

O uso da nova ferramenta foi discutido em reunião entre o secretário e representantes da FVS e da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Dourado (FMT) realizada na manhã desta terça-feira (14), na sede da Susam. A reunião teve como objetivo avaliar a organização do atendimento aos pacientes de doenças febris e dengue.

UTI – Além do sistema de notificação, o secretário decidiu também pelo funcionamento, na FMT, de mais cinco leitos de UTI para pacientes adultos, além recomendar prioridade na assistência aos pacientes com sinais de gravidade. De acordo com a Fundação, em média são atendidos 377 pacientes por dia. “Embora a Fundação esteja atendendo atualmente todos os pacientes que a procuram, a prioridade são os pacientes com sintomas graves e, no caso da dengue, aqueles que tiveram piora no seu quadro de saúde”.

Alecrim destacou que as unidades básicas de saúde da Prefeitura de Manaus e os SPAs, tanto da rede estadual quanto da municipal, estão preparados para atender os pacientes com suspeita de dengue. “É nestas unidades que devem ser feitos os primeiros atendimentos”. O secretário lembra que 98% dos casos de dengue não evoluem para complicações. “Apenas 2% agravam e podem exigir assistência, inclusive intensiva”, explica. Segundo Alecrim, nas unidades de pronto atendimento o número de consultas médicas está elevado em função das doenças febris. No SPA Eliameme Mady, no Galiléia, e no Pronto-Socorro Platão Araújo, por exemplo, estão ocorrendo mais de 1 mil consultas por dia.

Para atender a demanda a Susam está operando com mais 400 plantões médicos por mês e reforçou a estrutura de laboratório para agilizar os exames de apoio ao diagnóstico. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus) também ampliou o horário de atendimento de várias unidades de saúde, até as 22 horas.

Wilson Alecrim também anunciou a elaboração de material de divulgação voltado especificamente para os sintomas de dengue grave. Em forma de folheto, o material será distribuído nas unidades de saúde. “A população precisa estar muito bem informada sobre a dengue para que possa procurar o atendimento no local e no momento certo”.

Participaram da reunião com o secretário nesta terça-feira o diretor de Ensino e Pesquisa da FMT, Silas Guedes, a diretora de Assistência da FMT, Lucilaide Castro, os infectologistas Marcelo Cordeiro e Antônio Magela, a secretária de Assistência à Saúde da Capital, Sandra Braga, e o diretor presidente da FVS, Bernardino Albuquerque.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM