DGTES da SES-AM realiza visitas aos Núcleos de Educação Permanente em Saúde e Humanização da Fuham e Icam

As atividades integram um conjunto de ações coordenadas para o fortalecimento dos NEPSHUs

Foto: Divulgação SES-AM

O Departamento de Gestão do Trabalho e Saúde na Educação (DGTES) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou na quarta-feira (22/05), visitas técnicas aos Núcleos de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHUs) da Fundação Hospital Alfredo da Matta (Fuham) e Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (ICAM). 

As visitas, realizadas pela Gerência de Educação na Saúde e Humanização (GESH) do DGTES, tiveram como objetivo estabelecer uma maior aproximação entre a Gerência, os núcleos e a gestão das unidades, além de identificar, presencialmente, as demandas, desafios e ações que estão sendo desenvolvidas pelos núcleos.

A diretora DGTES, Fabiana Gurgel, destacou que as visitas técnicas as unidades e fundações de Saúde, visam a aproximação com as equipes dos NEPSHUs e com os gestores das unidades para a ampliação e fortalecimento de ações de Educação Permanente e Humanização na Saúde.

Gurgel salientou que a iniciativa está sendo realizada a pedido da secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, que tem orientado ao departamento que trabalhe juntos as equipes de saúde para melhorar cada vez a comunicação, o acolhimento e qualidade do atendimento prestado aos pacientes, bem como seus acompanhantes.

“Em cumprimento aos direcionamentos da secretária de Saúde, quanto aproximação com as unidades e melhoria do atendimento prestado à população, a GESH, está cumprindo cronograma de visitas a todas as unidades, inclusive as fundações de Saúde, para apoiar e reforçar a importância do trabalho dos NEPSHUs, para implementação de ações de acolhimento e humanização na saúde. Com isso a gente espera fortalecer cada dia mais esse trabalho”, pontuou.

De acordo com a gerente da GESH, Francileide Bindá, durante as visitas foram apresentados alguns projetos de humanização desenvolvidos pelos NEPSHUs nas unidades, além de ser discutida a importância do monitoramento e avaliação como ferramenta para verificação dos resultados alcançados com as ações implementadas.

“Enfatizamos a necessidade de aprofundar o trabalho com a Política Nacional de Humanização [PNH], destacando-se também, a participação da gestão da Fuham durante a visita, proporcionando uma excelente oportunidade de diálogo e colaboração”, destacou Bindá.