Dia D reforça combate à Dengue

O Amazonas vai reforçar o combate à dengue, mesmo estando fora da epidemia que atinge a maioria dos estados brasileiros. No próximo sábado (24), o Estado adere à campanha nacional de alerta contra a doença, com a realização do Dia D de Combate à Dengue.

Com o slogan “Combater a dengue é um dever meu, seu e nosso!” serão realizadas atividades educativas em diversos pontos da cidade para reforçar junto à população informações sobre prevenção da dengue, eliminação dos criadouros dos mosquitos transmissores da doença além de identificação dos sintomas e de locais para diagnóstico e tratamento.

Com a coordenação da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), as atividades acontecem durante todo o dia e serão desenvolvidas em pontos estratégicos como praças, centros comerciais e escolas das diversas zonas geográficas para facilitar o acesso do público. Os agentes educadores irão ensinar na prática medidas simples e eficazes de prevenção a doença, como a eliminação dos criadouros domésticos, como vasilhames onde se acumula água limpa, própria para a reprodução do mosquito.

Também serão oferecidos serviços extras como vacinação, com disponibilização de todas as vacinas do calendário básico para crianças, cortes de cabelo, exames de glicemia e verificação da pressão arterial. A programação conta ainda com atividades culturais com a apresentação de grupos musicais e danças regionais e teatro.

Situação – Os dados estatísticos de controle da doença, divulgados pela FVS, mostram que desde janeiro deste ano foram registrados 707 casos da doença em todo o estado. Desse total, 691 casos estão concentrados em Manaus e o restante distribuído em quatro municípios do interior: Autazes, Boca do Acre, Borba e Itacoatiara. Em 2006 foram diagnosticados 681 casos da doença em todo o estado, sendo 577 em Manaus e o restante em 17 municípios do interior.

De acordo com o diretor presidente da FVS, Evandro Melo, os números mostram que a doença está sob controle no estado e que ao contrário do restante do país, onde o número de casos é preocupante, o Amazonas se encontra em situação confortável. “Nossos casos estão controlados e estamos trabalhando para tornar esses números cada vez menores”.

O diretor explica ainda que no Brasil circulam três vírus causadores da doença, os tipos 1, 2 e 3. “O vírus 4 já circula na Venezuela e estamos vigilantes para intensificar a prevenção no momento em que chegar ao nosso território”. Segundo ele, no Amazonas todos os casos notificados como suspeita de dengue são encaminhados para confirmação em laboratório. “Como estamos fora da epidemia temos condições de fazer esta confirmação”.

Locais onde serão desenvolvidas as atividades do Dia D

Cidade Nova: Praça de Alimentação – Av. Atroaris, s/n, Cidade Nova I

Compensa: Mini Shopping da Compensa – Avenida Brasil

Japiim: Escola Estadual Profa. Ondina de Paula Ribeiro: Rua Polivalente, s/n (próximo a Feira do Japiim)

Zumbi: Escola Francisca Piagentina: Rua Chico Mendes, s/n, Zumbi II