Dia do Dentista será comemorado domingo

O Comitê Estadual de Saúde Bucal promove neste domingo (28) uma extensa programação para comemorar o Dia do Dentista (25 de outubro). As atividades serão realizadas no Parque dos Bilhares, entre as 17 e 20 horas e terão como foco o esclarecimento da população sobre medidas de prevenção contra doenças e promoção da saúde bucal.

“O objetivo é envolver crianças e adultos por meio de informações e oferta de serviços simples como distribuição do kit de prevenção, incluindo escova, creme e fio dental”, explica Cássio Roberto do Espírito Santo, coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), um dos órgãos que compõem o Comitê Estadual.

De acordo com Cássio, vários estandes serão montados para informar a população sobre doenças que atingem a boca, os dentes e a gengiva. “Vamos esclarecer como prevenir essas doenças e apontar os locais que oferecem tratamento específico”.

Entre os estandes haverá informações sobre endodontia (tratamento de canal), periodontia (doenças da gengiva), câncer bucal e tabagismo, alimentação e nutrição e aleitamento materno, além de medidas preventivas em geral. Também serão apresentados os serviços da Clínica do Bebê, programa desenvolvido pelos Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) que prevê o atendimento de bebês a partir dos seis meses para acompanhamento da dentição e educação bucal.

A programação do Dia do Dentista vai contar com profissionais da rede estadual e municipal de saúde, estudantes e professores das universidades locais e membros do Conselho Regional de Odontologia.

“Além de sensibilizar a população para os cuidados com a saúde bucal, queremos destacar a importância do profissional de odontologia”, esclarece Cássio.

Assessoria de Comunicação da SUSAM