Dia Nacional alerta para o fumo passivo

O Dia Nacional sem Tabaco, 29 de agosto, será aberto em Manaus, às 9 horas desta sexta-feira, com uma mobilização no Largo de São Sebastião e distribuição de material informativo em pontos estratégicos, ruas e feiras do centro da cidade.

Durante a abertura também serão divulgadas as formas de acesso ao Ambulatório do Fumante, unidade que presta assistência aos que desejam largar o vício. O objetivo da mobilização é esclarecer a população sobre os danos sociais, ambientais e econômicos do tabagismo e fazer um alerta especial sobre os males do cigarro para os fumantes passivos. O evento vai contar com a participação de estudantes, voluntários, profissionais e autoridades de saúde.

O tema para o Dia este ano é “Ambientes 100% livres do fumo: um direito de todos”. Estudos recentes comprovam que as pessoas expostas à fumaça do cigarro e outros produtos derivados do tabaco estão expostas aos mesmos riscos que o fumante ativo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) o tabagismo passivo é a terceira maior causa de morte evitável no mundo, superada apenas pelo tabagismo ativo e pelo consumo excessivo de álcool.

O tabaco aumenta a possibilidade de doenças coronarianas e vasculares, alguns tipos de câncer como o de boca, faringe, laringe, pulmão, bexiga e colo do útero. Além disso, o tabagismo pode causar impotência sexual, complicações na gravidez, aneurismas arteriais, úlceras do aparelho digestivo e infecções respiratórias.