Doenças respiratórias e digestivas aumentaram 30%

Este é o período em que aumentam os atendimentos por doenças respiratórias e digestivas (viroses) na rede pública de saúde. Dados da Secretaria de Saúde do Governo do Amazonas (Susam) indicam que, nos últimos 20 dias, os atendimentos em prontos-socorros, serviços de pronto-atendimentos (SPAs), Centros de Atenção Integral à Criança (Caic’s) e Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi’s) aumentaram, em média, cerca de 30%, especialmente em crianças e adultos.

Para atender o aumento da demanda, a Susam reforçou os recursos humanos em suas unidades. A secretária adjunta de Assistência à Capital, Alba Montarroyos, explica que as viroses vêm sendo a causa de 50% das consultas pediátricas. Antes de março, essas doenças eram responsáveis por 35% do total de atendimentos nos prontos-socorros e Caics. Ela diz que o aumento dos casos das doenças respiratórias, incluindo a gripe e o resfriado, se deve à intensificação das chuvas e acontece todos os anos, durante o primeiro semestre do ano.

Para o atendimento, a secretária explica que os pais devem procurar as unidades básicas de saúde mais próximas de suas residências. “Todos os postos de saúde têm profissionais preparados para atender a demanda. É imprescindível que a população procure orientação profissional primeiramente nas unidades básicas. Nos casos mais complicados, com o surgimento de vômitos e diarréias, por exemplo, devem ser procurados os Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e os prontos-socorros”, diz a secretária. A orientação visa dar mais agilidade ao atendimento e assistência adequada. “Além dos casos de virose, vão para os pronto-socorros todas as pessoas com problemas graves. Como são unidades de urgência, o atendimento é feito de acordo com a prioridade e não apenas pela ordem de chegada”, esclarece.

Alba Montarroyos explica que as doenças respiratórias são causadas por viroses, responsáveis por vários tipos de infecções. O vírus é transmitido pela fala, espirros e tosse. Os sintomas iniciais são febre, dores no corpo e mal-estar. “A prevenção é a melhor forma de tratamento”, ressalta a secretária que também alerta sobre as viroses digestivas que ocasionam diarréias e náuseas. A maior parte das viroses benignas tem origem em duas famílias de vírus: a dos adenovírus (que causam resfriados) e a dos enterovírus (que causam também problemas intestinais).

Dentre as doenças respiratórias estão o resfriado e as gripes, altamente contagiosas e transmissíveis por contato direto (gotículas eliminadas ao falar, espirrar, tossir ou por objetos contaminados como lenços). Em geral a gripe é benigna, mas pode evoluir para outras doenças respiratórias. O resfriado também tem característica benigna e é de recuperação mais rápida.

A recomendação é que a população evite aglomerações, procure ingerir bastante líquido e tenha uma alimentação equilibrada, incluindo no cardápio as frutas e os legumes regionais. Para as crianças que mamam, é importante manter a amamentação, aumentando a freqüência das mamadas. O repouso é outra recomendação para acelerar o processo de cura. Em caso de febre, deve-se preferir medicamentos à base de paracetamol. Em viroses intestinais que apresentam vômitos e diarréias, ingerir muito líquido, inclusive os Sais de Reidratação Oral, distribuídos gratuitamente em todas as unidades de saúde da rede estadual.

DADOS COMPLEMENTARES

RESFRIADO
Causado por diversos vírus como o adenovírus, rinovírus, entre outros.
Característica benigna e de recuperação mais rápida.
Sintomas: irritação na garganta, coriza, febre baixa.
Tendência a melhorar em 3 a 4 dias.

GRIPE
Causada pelo vírus Influenza.
Varia de forma leve podendo apresentar complicações.
Sintomas: de início súbito, com febre, dores musculares, cefaléia, mal-estar, evoluindo com dor de garganta, tosse, coriza e congestão nasal.
Regride em cerca de 7 dias

RECOMENDAÇÕES

Alimentação equilibrada e rica em vitamina C (frutas cítricas) e A (beterraba, cenoura, tomate)

Consumo abundante de líquido (2 litros por dia)

Higiene cuidadosa do ambiente, cuidado com a presença de alérgenos (carpete, cortinas, cobertores, vestimentas)

Limpeza regular do aparelho do ar condicionado

Evitar aglomerações

Para crianças que mamam, manter amamentação aumentando a freqüência das mamadas.

Repouso

Medicamento sintomático (paracetamol).