Edital de Processo Seletivo para o Curso de Aprimoramento Profissional em Fisioterapia em Terapia In
A Diretoria da Maternidade Estadual “Balbina Mestrinho”, por intermédio de seu Serviço de Fisioterapia e de seu Centro de Ensino e Pesquisa (CEP),torna pública a abertura de processo seletivo para preenchimento de 06 (seis) vagas para a II Turma 2014 do Curso de Aprimoramento Profissional em Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal.
1.Número de Vagas e Duração do Curso
Serão oferecidas através de processo seletivo 06 (seis) vagas de Aprimoramento Profissional em Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal, para fisioterapeutas que estejam devidamente inscritos no Conselho Regional de Fisioterapia da 12ª Região – CREFITO-12 na data de apresentação dos documentos dos aprovados conforme item 5.
O Aprimoramento terá duração de 12 (doze) meses, iniciando em 1º de março de 2014 e terminando em 27 de Fevereiro de 2015.
2.Inscrições
As inscrições serão 02 frascos vazios de nescafé ou maionese, em vidro transparente com capacidade para 250 a 300 ml, e realizar-se-ão no período de 31 de Janeiro de 2014 a 13 de Fevereiro de 2014 na sala da Coordenação de Ensino e Pesquisa da Maternidade “Balbina Mestrinho”, situada na rua Duque de Caxias, nº 1142, Praça 14 de Janeiro, Manaus – AM, no período da manhã.
Os candidatos, no ato da inscrição deverão apresentar:
a)Ficha de inscrição devidamente preenchida
b)Cópia decarteira de identidade
c)Cópia do diploma de graduação em fisioterapia ou declaração de conclusão de curso de graduação em fisioterapia
d)Cópia do currículo lattes com comprovação das atividadesa serem pontuadas conforme item 3.3, etapa “análise curricular”.
e)02 Frascos de vidro de maionese ou nescafé, vazio, em vidro transparente com tampa,capacidade de 250 a 300 ml ,para uso do aleitamento materno.
3. Processo de Seleção
O processo seletivo consistirá em 3 (três) etapas, a saber:
3.1. Prova teórica
A prova, de caráter eliminatório, realizar-se-áno dia 15 de Fevereiro de 2014 das 09h00 às 11h00 no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos situado na Avenida Duque de Caxias, nº 958, Praça 14 de Janeiro (próximo à Maternidade Balbina Mestrinho)e abordará 20 (vinte) questões objetivas sobreanatomia, fisiologia e fisiopatologia dos sistemas cardiorrespiratório, neurológico e ortopédico neonatal, avaliação fisioterapêutica neonatal, técnicas e recursos de fisioterapia aplicados em neonatologia, ventilação invasiva e não invasiva em neonatologia, atenção humanizada ao recém-nascido e Lei 930 do Ministério da Saúde, conforme referências sugeridas:
a)WILKINS, R.L.; STOLLER, J.k.; KACMAREK, R.M. EGAN – Fundamentos da Terapia Respiratória. 9. ed. Rio de Janeiro:Elsevier, 2009.
Seção II, Capítulos: 8 – O Sistema Respiratório,
9 – O Sistema Cardiovascular,
10 – Ventilação,
11 – Intercâmbio e Transporte Gasoso.
Seção IV, Capítulo: 31 – Doenças Respiratórias Neonatais e Pediátricas.
Seção VI, Capítulo 48 – Fisioterapia Respiratória Neonatal e Pediátrica.
b)LAHÓZ, A.L., NICOLAU, C.M., DE PAULA, L.C.S., JULIANI, R.C.T.P. Fisioterapia em UTI Pediátrica e Neonatal. Barueri, SP: Manole, 2009.
c)Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde. Problemas respiratórios, cardiocirculatórios, metabólicos, neurológicos, ortopédicos e dermatológicos. Volume 3. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. Disponível em: https://www.redeblh.fiocruz.br/media/arn_v3.pdf
d)Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso – Método Canguru Manual Técnico. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/metodo_canguru_manual_tecnico_2ed.pdf
e)PRADO, C.A., VALE, L.A. A. Fisioterapia neonatal e pediátrica. Barueri, SP: Manole, 2012.
f)Lei 930 do Ministério da Saúde de 10 de maio de 2012, que “define as diretrizes e objetivos para a organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido grave ou potencialmente grave e os critérios de classificação e habilitação de leitos de Unidade Neonatal noâmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm./2012/prt0930_10_05_2012.html
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt3389_30_12_2013.html
Cada questão terá valor de 0,5 pontos. A prova terá duração de 2 (duas) horas e serão aprovados nesta etapa os candidatos que obtiverem nota maior ou igual a 6 (seis) pontos. A lista dos candidatos aprovados nesta etapa será divulgada no dia 17 de Fevereiro de 2014 no Centro de Ensino e Pesquisa da Maternidade, a partir das 14h00.
3.2. Análise Curricular
Os candidatos aprovados na prova teórica terão seus currículos lattes analisados e pontuados, somando no máximo 10 (dez) pontos e terá caráter classificatório e eliminatório. Considerar-se-á:
Item avaliado:
MONITORIA:
Pontuação individual: 1 Ponto
Quantidade máxima de itens para avaliação: 2
Pontuação Máxima: 2 Pontos
INICIAÇÃO CIENTÍFICA:
Pontuação individual: 1 Ponto
Quantidade máxima de itens para avaliação: 2
Pontuação Máxima: 2 Pontos
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO EM EVENTOS COMO JORNADAS, CONGRESSOS, SIMPÓSIOS E ETC:
Pontuação individual: 0,5 Ponto
Quantidade máxima de itens para avaliação: 4
Pontuação Máxima: 2 Pontos
PUBLICAÇÃO DE RESUMOS E/OU ARTIGOS EM REVISTAS CIENTÍFICA:
Pontuação individual: 1 Ponto
Quantidade máxima de itens para avaliação: 2
Pontuação Máxima: 2 Pontos
CURSOS EM ÁREA DE NEONATOLOGIA E PEDIATRIA COM CARGA HORÁRIA MÍNIMA DE 20 HORAS*:
Pontuação individual: 1 Ponto
Quantidade máxima de itens para avaliação: 2
Pontuação Máxima: 2 Pontos
TOTAL: 10 Pontos
*Disciplinas de neonatologia e pediatria já realizadas em cursos de especialização lato sensu serão aceitas, podendo ser apresentados certificados de cursos de, no máximo,2 (duas) disciplinas com carga horária mínima de 20 (vinte) horas cada.
Após a análise curricular, os pontos da prova teórica e do currículo serão somados e apenas os 12 candidatos que obtiverem melhor classificação seguirão para a próxima etapa (entrevista). Em caso de empate, em qualquer classificação, do 1º ao 12º colocado, o critérios de desempate serão, nessa ordem: a) maior nota da prova teórica; b) maior idade do candidato.
O resultado desta etapa (análise curricular) será divulgado no dia 19 de Fevereiro de 2014 a partir das 14h00 no CEP da maternidade “Balbina Mestrinho”, bem como o resultado com o nome dos candidatos aprovados para a etapa da entrevista (com as notas da prova teórica e da análise curricular).
3.3. Entrevista
A entrevista será realizada individualmente no dia 22 de fevereiro de 2014 às 08:00 h no Centro de Ensino e Pesquisa da Maternidade Balbina Mestrinho.
A entrevista terá como objetivo avaliar a capacidade de trabalhar em grupo e de seguir orientações dos supervisores, aptidões profissionais e disponibilidade de tempo do candidato para se dedicar ao aprimoramento utilizando-se um questionário previamente elaborado por uma banca composta por três fisioterapeutas da maternidade e será realizada na maternidade “Balbina Mestrinho”. A nota da entrevista será então somada às outras duas (prova e currículo).
4. Resultado final do processo seletivo
A lista, contendo os nomes dos 06 candidatos aprovados (em ordem decrescente de pontuação), será divulgada no dia 24 de fevereiro de 2014 no Centro de Ensino e Pesquisa da maternidade “Balbina Mestrinho” a partir das 14h00.
5. Apresentação dos candidatos aprovados
Os candidatos aprovados no processo seletivo deverão apresentar-se no Centro de Ensino e Pesquisa da maternidade “Balbina Mestrinho” no dia 26 de fevereiro devendo apresentar os seguintes documentos:
a)Preenchimento dos documentos exigidos pelo CEP da maternidade.
b)Cópia do registro profissional junto ao CREFITO-12 ou declaração de tramitação de inscrição junto ao Conselho de Classe.
c)Declaração negativa de débito junto ao CREFITO-12.
6. Informações a respeito do curso
O curso de aprimoramento profissional em fisioterapia em terapia intensiva neonatal será gratuito e sem ônus para a maternidade, sendo excluída qualquer contra prestação pecuniária e/ou vinculação à maternidade a título de cargo ou emprego público e terá duração de 1 (um) ano. Os 06 (seis) candidatos aprovados deverão exercer atividades teórico-práticas nas unidades de terapia intensiva neonatal, cuidados intermediários neonatais convencional e canguru da maternidade levando-se em consideração a carga horária máxima prática de 30 (trinta) horas semanais, incluindo escalas de plantão nos finais de semana, totalizando, ao final do aprimoramento profissional, uma carga horária prática de aproximadamente 1.300 horas.
Semanalmente, haverá apresentação de casos clínicos, aulas teóricas e discussão de artigos científicos, visando fornecer conteúdo teórico para que os fisioterapeutas aprimorandos desenvolvam suas atividades práticas com competência técnico-científica. As atividades teóricas totalizarão uma carga horária de aproximadamente 200 horas. Caberá aos fisioterapeutas da Maternidade supervisionar, orientar e avaliar essas atividades.
A cada 2 (dois) meses, em calendário de atividades a ser divulgada no início do aprimoramento, haverá uma avaliação teórico-prática, totalizando 5 (cinco) avaliações. Ao aprimorando, que cumprir, no mínimo, 75% da carga horária total do aprimoramento, será conferido um certificado de Aprimoramento em Fisioterapia Neonatal fornecido pela Maternidade “Balbina Mestrinho” por meio do Centro de Ensino e Pesquisa, de acordo com o seu desempenho, a saber:
•Média final ≥ 8 pontos: Aprovado com Excelente desempenho no aprimoramento
•Média final entre 6 a 8 pontos: Aprovado com Bom desempenho no aprimoramento
•Média final < 6 pontos: Aprovado com Regular desempenho no aprimoramento
O aprimorando que não cumprir o mínimo de 75% da carga horária teórico-prática do curso será reprovado, não tendo direito a certificação.
Os aprimorandos deverão apresentar, em grupos de 2 (três) alunos, ao final do aprimoramento, um artigo científico original, desenvolvido na Maternidade Estadual “Balbina Mestrinho”, que será enviado a uma revista da área para possível publicação. Além disso, o trabalho deverá ser apresentado em um Congresso/Simpósio de Fisioterapia em Terapia Intensiva ou em área afim para que o aprimorando receba o certificado contendo as disciplinas teóricas cursadas com suas respectivas cargas horárias (aproximadamente 200 horas) bem como a carga horária prática (aproximadamente 1.300 horas) e, consequentemente a carga horária total (aproximadamente 1.500 horas).