Encontro marca encerramento das ações do Núcleo de Educação em Saúde da SES-AM em 2024
Evento foi realizado nesta sexta-feira (6.12), no auditório da Faculdade Fametro, na Cacheirinha, zona sul de Manaus
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, nesta sexta-feira (6.12), o encerramento do calendário 2024 dos 59 Núcleos de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU) ativos nas unidades de saúde da capital. Promovido pelo Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (DGTES) e pela Gerência de Educação em Saúde e Humanização, a atividade foi para apresentar o balanço das atividades realizadas no decorrer do ano e traçar as estratégias para 2025.
O evento aconteceu no auditório da Faculdade Fametro, no bairro Cachoeirinha, na zona Sul, e contou com a presença do secretário executivo Silvio Romano Jr. Durante a programação, 12 núcleos foram premiados por cumprirem todas as metas estabelecidas para o período.
“Foi uma oportunidade de homenagear as equipes pelo trabalho realizado em todas as nossas unidades e um chamamento para que nós possamos implementar mais ações de educação e humanização para 2025”, afirmou o secretário.
De acordo com a diretora do DGTES, Fabiane Gurgel, os NEPSHU são os responsáveis por implementar treinamentos e capacitações nas unidades de saúde, a fim de aprimorar a qualidade do atendimento.
“Os núcleos desempenham um papel vital na promoção da educação contínua, essencial para a atualização e qualificação dos profissionais de saúde. Ao proporcionarem treinamentos e capacitações, eles ajudam a melhorar a qualidade do atendimento, garantem que as práticas de saúde estejam em conformidade com as diretrizes e promovem uma cultura de aprendizado dentro das instituições de saúde”, disse ela.
A gerente de Educação na Saúde, Francileide Bindá, destacou a importância de momentos como este para a troca de experiência e fortalecimento dos núcleos. “Essa troca permite o desenvolvimento de soluções criativas e eficazes para os desafios enfrentados na saúde”, afirma Bindá.
Os 12 núcleos que se destacaram neste ano foram os dos HPSs Geraldo da Rocha, 28 de Agosto e Platão Araújo, SPAs Joventina Dias e São Raimundo, das fundações Alfredo da Matta e Hemoam, da maternidade Azilda Marreiro, CAIC+ Dra. Josephina de Mello, Policlínica João dos Santos Braga e da UPA José Rodrigues. Todos os coordenadores receberam certificados.
“Estamos felizes pelo reconhecimento. A gente sabe que uma equipe precisa estar treinada, mas também precisa ter humanização. Então, nós desenvolvemos essas atividades e, assim, a gente associa os processos de ensino e serviço”, comentou a coordenadora do NEPSHU do ICAM, Eliza Tavares.