Endoscopistas da região Norte recebem capacitação em Manaus
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) recebe entre os dias 02 e 07 de dezembro o Projeto Ambassador, desenvolvido pela Sociedade Americana de Endoscopia Gastrointestinal (ASGE). Os profissionais da ASGE irão realizar um curso de capacitação e atualização para médicos endoscopistas digestivo da Região Norte e Nordeste. O curso será realizado na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e formará 30 profissionais.
O objetivo do Projeto é atualizar os médicos endoscopistas com relação aos tratamentos técnicos terapêuticos em endoscopia digestiva. “Entre os principais procedimentos que serão relembrados com os endoscopistas durante o treinamento estão os tratamentos das varizes esofágicas, ligadura elástica, gastrostomia endoscópica percutânea, o uso de clip metálico e polipectomias, dilatações, esofagite de corpo estranho”, explica Ricardo Dib, diretor executivo da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), Ricardo Dib.
O diretor explica que esses procedimentos são importantes para o tratamento de doenças do aparelho digestivo, como as doenças hepáticas e das vias biliares, além da prevenção do câncer gástrico. “O estado tem a infraestrutura preparada para fazer esses procedimentos e os profissionais habilitados. Nós iremos fazer um curso de atualização com esses profissionais para que eles façam os procedimentos na rede estadual de saúde”.
Segundo o diretor essa é a primeira vez que esse curso é ministrado no Brasil e Manaus foi escolhida por ter uma infraestrutura adequada para que o curso pudesse ser realizado e que o procedimento possa ser implantado e ofertado aos pacientes. “Esse curso é ministrado em todo o mundo e o Amazonas é o primeiro do país a receber a equipe e a capacitação”.
O curso está dividido em teoria e prática e as aulas serão ministradas por 15 professores, que são médicos especialistas em endoscopia digestiva, do Brasil e também dos Estados Unidos. “Os alunos terão aulas teóricas e farão a parte prática com bonecos. Além disso, eles também farão os procedimentos em pacientes, com a ajuda dos professores”, explica Dib.
Os pacientes que serão atendidos durante o curso foram selecionados pela equipe da Fundação Hospital Adriano Jorge, onde acontecerão as aulas práticas. A previsão inicial é que sejam atendidos 100 pacientes, todos com diagnóstico de doenças do aparelho digestivo e em condições clínicas que passarem pelo procedimento.
O secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim, informa que após a capacitação, os médicos receberão todo o apoio para que possam colocar em prática o que aprenderam durante o curso. “Esse é mais um avanço na saúde do estado, estamos capacitando nossos profissionais, temos a infraestrutura e vamos passar a ofertar novos procedimentos aos usuários da rede estadual de saúde”, declara.
O secretário lembra ainda que do total de 30 profissionais que serão capacitados 14 são do Amazonas e relata que os maiores beneficiados com isso são os pacientes.
O curso é realizado em parceria entre a Susam, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), American Society for Gastrointestinal Endoscopy (ASGE), Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) e da Unidade Estadual da Sobed do Amazonas.
__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327, 9995-1310
Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Saude Amazonas
comunicacao@saude.am.gov.br