Equipamentos e veículos novos para Endemias

Representantes de 45 municípios do interior do estado estiveram ontem pela manhã no Almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) para receber os equipamentos que serão utilizados no combate às endemias em todo o estado. O material – 28 veículos, 300 bicicletas, 60 computadores, 22 geradores, 16 equipamentos de GPS, 02 termonebulizadores, 02 pulverizadores costais foram entregues pelo Ministério da Saúde e repassados aos prefeitos e secretários de saúde dos municípios.

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, e o chefe do Núcleo do Ministério da Saúde no Estado, Narciso Cardoso Barbosa, fizeram a entrega aos secretários de saúde e gerentes de endemias dos municípios contemplados. Segundo Alecrim os municípios que receberam os equipamentos foram os considerados prioritários, por registrarem os maiores índices anuais de produção da malária. “A maioria são localidades do entorno de Manaus, onde são registrados grandes índices”, disse.

Segundo o secretário os equipamentos estão sendo entregues nesse momento por ser este o período de transição entre as estações, no qual se registra um aumento da produção. O secretário informou ainda que durante o primeiro semestre desse ano o número de registro de casos de malária no estado se manteve estável, se comparado ao mesmo período de 2004, e que a secretária está trabalhando para baixar os índices até o final do ano.

Entre os municípios que receberam equipamentos estava o de Guajará, que recebeu uma viatura e dez bicicletas. Segundo o prefeito com esses veículos o trabalho de combate às endemias será facilitado. “A partir de agora nós teremos condições de chegar a todas as localidades, mesmo as mais distantes e assim poderemos levar o serviço a toda à população”, disse o prefeito Samuel Farias de Oliveira.

Os equipamentos ficarão sob a responsabilidade das secretarias municipais e as respectivas prefeituras que terão a obrigação de manter os equipamentos funcionando e em perfeito estado de conservação.

28 veículos foram divididos entre Fundação de Vigilância da capital, que ficou com dez viaturas, e os municípios de Autazes, Boca do Acre, Canutama, Guajará, Humaitá, Itacoatiara e Presidente Figueiredo.

Os 60 microcomputadores foram distribuídos para 35 municípios

Equipamentos: