Equipe médica visita comunidade indígena
Uma equipe médica da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) esteve neste sábado (28), realizando um mutirão de atendimentos para a comunidade Watimancu, da etnia Ticuna, residentes no bairro Cidade de Deus. A equipe ofereceu atendimentos de clínica geral, diagnóstico e controle de hipertensão e diabetes e serviços de imunização, com vacinação para as crianças.
A equipe, composta por médicos, clínicos gerais e pediatras, e também enfermeiros, verificou as condições de saúde de toda a comunidade, incluindo aspectos nutricionais, principalmente das crianças e idosos. Também foi verificadas a pressão arterial dos adultos, e dadas orientações quanto à prevenção com relação ao problema, comum em pessoas de idade.
Além do atendimento médico os enfermeiros colheram sangue dos indígenas para a realização do exame de detecção de malária, e os casos positivos foram tratados com a administração de remédios na hora. Os enfermeiros também realizaram o trabalho de imunização com as crianças indígenas, com aplicação de vacinas do calendário básico de vacinação.
A comunidade, composta por cerca de 300 famílias, apresenta problemas de desnutrição e alguns casos de diarréias e outras doenças, necessitando de cuidados médicos imediatos. O mutirão está sendo realizado em caráter de urgência e o atendimento deverá ser continuado através de uma parceria entre as secretarias estaduais e municipais de saúde.