Esquema de saúde pronto para o Festival

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) já definiu o esquema especial que começa a funcionar a partir do próximo dia 28, em Parintins, com a finalidade de dar suporte de urgência e emergência aos participantes do 42º Festival Folclórico. Equipes médicas, remédios, equipamentos e uma ambulância começam a ser enviados ao município a partir desta semana.

O atendimento médico será feito em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde em todas as unidades ambulatoriais e hospitalares que já funcionam no município e também no Pronto Atendimento, que será montado no Bumbódromo.

Nestas unidades, além dos profissionais locais, estarão atuando outros 15 especialistas das áreas de cirurgia, anestesia, clínica, pediatria, cardiologia, gastroenterologia, endoscopia, oftalmologia e ortopedia, enviados pela Susam. Duas equipes de médicos e enfermeiros intensivistas também estão sendo deslocadas pela Secretaria para prestar plantão na Unidade de Terapia Intensiva que será montada no Hospital Regional Jofre Cohen, para funcionamento exclusivo durante o Festival. No aeroporto Júlio Belém outra equipe médica estará à disposição dos viajantes. O atendimento no local será feito em uma ambulância, adaptada para UTI móvel.

A Susam está enviando medicamentos como antibióticos, analgésicos, antiinflamatórios, antiespasmódicos, antialérgicos, além de soros e curativos para garantir o estoque necessário ao atendimento dos casos clínicos e cirúrgicos. Equipamentos para montagem da UTI, incluindo cardioversores e respiradores, também serão enviados pela Secretaria.

O diretor do Departamento de Ações de Saúde do Interior da Susam, Roberto Maia, diz que as equipes de saúde estarão preparadas para atender desde casos simples como embriaguez e ferimentos leves, até situações mais delicadas, como traumatismo craniano e politraumas causados por acidentes. Pacientes muito graves, que necessitem de assistência mais complexa, poderão ser removidos para uma unidade na capital. O serviço de remoção será feito em parceria com a Aeronáutica. Para a assistência local, o Governo do Estado está investindo aproximadamente R$ 250 mil.

No ano passado, segundo o diretor, foram realizados cerca de 1,8 mil atendimentos nos três dias de Festival, com uma média de 300 atendimentos diários de casos urgentes. Doze pacientes foram removidos. Entre as causas do atendimento estavam curativos, drenagens, urgências cardíacas, acidentes de moto e bicicleta, ferimentos por arma branca, agressão física, quedas, traumatismo crânio-encefálico e fraturas. O segundo dos três dias de realização do Festival é considerado o de maior movimento nas unidades de saúde.

A equipe de coordenação das ações estaduais de saúde em Parintins começa a trabalhar no município no próximo domingo (24). A equipe é formada por quatro técnicos, coordenados pela secretária de Assistência à Saúde do Interior da Susam, Heliana Feijó, e pelo secretário de Saúde de Parintins, Francisco Tussolini.

___________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM – (92) 3643-6327